Seminário marcará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Promovido pela Prefeitura, o Seminário Proteger sem Revitimizar será realizado na Imed e envolverá a rede de proteção, alunos e a comunidade

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado em 18 de maio. Mais do que reflexões, a data propõe a qualificação do trabalho pela proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes, especialmente, daqueles que encontram-se em violação. Por isso, a Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a Imed, realizará o Seminário Proteger sem Revitimizar, que envolverá integrantes da rede de proteção para o aprimoramento dos atendimentos.
No encontro, serão abordados temas relacionados aos procedimentos realizados nas áreas da assistência social, saúde, educação quando verificadas situações de violências. Também serão debatidas a alienação parental e a Lei 13.341 e suas especificidades acerca da não revitimização. O seminário contará com oficinas e mesas de diálogo.

Seminário
Data: 18 de Maio de 2022
Local: Faculdade Imed
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h às 14h45
Público Alvo: integrantes da Rede de Assistência Social, Saúde, Educação, órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, alunos e comunidade
Inscrições: Site da Prefeitura (www.passofundo.rs.gov.br)

Manhã:
8h30 - abertura
9h -  acolhida
9h30 - Oficinas Simultâneas
1- A Denúncia de Violência Sexual Como instrumento de Alienação Parental
2- O Atendimento em Saúde de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Conforme a Lei 13.431
3- A Articulação da Rede Socioassistencial Frente ao Acompanhamento da Família, Criança e Adolescente, Conforme Lei 13.431
10h30 - discussão dos temas
11h15 - encaminhamentos
11h30 - encerramento

Tarde:
13h30 - abertura
14h - mesa de Diálogo
15h45 - debate
16h15 - encaminhamentos
15h45 - encerramento

Cada participante poderá se inscrever para uma das oficinas, pois elas ocorrerão em formato simultâneo.