Prefeitura realiza encontro com integrantes do Programa Apoiar e Comprometer (PAC)

Momento contou com orientações sobre ações do município focadas em oportunizar a qualificação profissional, como a Escola das Profissões e o Café com Emprego

Na manhã desta segunda-feira (12), a Prefeitura realizou um encontro com integrantes do Programa Apoiar e Comprometer (PAC). O momento foi de orientações sobre ações do município focadas em oportunizar a qualificação profissional, como a Escola das Profissões e o Café com Emprego.

Atualmente, mais de 300 pessoas estão no PAC, política pública municipal que atende a população de baixa renda, visando o acesso à educação e ao mercado de trabalho formal. Elas atuam em diversas áreas da Prefeitura, como no Mutirão de Limpeza nos Bairros e na Secretaria de Obras.

De acordo com o secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli, os encontros com as equipes do PAC serão mensais a fim de fortalecer laços e promover o compartilhamento de informações e experiências. “Abordamos a importância da disciplina, da qualificação, do envolvimento da família. O objetivo é que, em até dois anos, quem está no PAC possa conquistar um emprego. Por isso, a Prefeitura auxilia de diversas maneiras, como na obtenção do diploma do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em parceria com a 7ª CRE, e também com a Escola das Profissões e o Café com Emprego, dois programas que dão sustentabilidade a diversos segmentos e que ajudam as pessoas que precisam”, destacou.

O Programa Apoiar e Comprometer foi instituído em Passo Fundo pela Lei nº 5009/2013. São beneficiárias famílias com renda familiar per capita não superior a 1/4 (um quarto) do salário mínimo, que possuem sob sua responsabilidade crianças e adolescentes.

Conforme o prefeito Pedro Almeida, o programa vem passando por alterações a fim de que possa impactar ainda mais na transformação social das pessoas encaminhadas pela rede de assistência social. “O PAC tem um olhar sensível do nosso governo por permitir que muitas pessoas se capacitem e busquem a sua independência. Ele é uma porta de entrada, e nós queremos seguir consolidando este objetivo, incluindo mais pessoas e criando mais oportunidades”, disse.