Ícone

Secretaria de Cidadania e Assistência Social

Unidade de Acolhimento Institucional – Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá

Antigo Albergue Municipal

A atual Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá foi fundada em dezembro de 1982 com o nome de Albergue Municipal Madre Teresa de Calcutá, nomenclatura que foi alterada por volta do ano de 2009.

No local busca-se disponibilizar espaço de acolhimento destinado às famílias e/ou indivíduos com vínculos rompidos ou fragilizados a fim de garantir acolhimento provisório. O serviço está estabelecido em nível de alta complexidade, na Proteção Social Especial na estrutura do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, executado pelo município de Passo Fundo.

O objetivo da unidade é a oferta acolhimento imediato, emergencial e provisório para pessoas adultas de ambos gêneros (ou famílias) em situação de rua, desabrigo por abandono, migração, ausência de residência e/ou pessoas em trânsito (transeuntes) e sem condições de auto sustento. Busca atender as demandas e necessidades de cada sujeito e conta com equipe de referência especializada, composta por assistentes sociais, psicólogos, coordenadores, recepcionistas, cozinheiros, vigilantes e auxiliares de serviços gerais preparados para suprir as necessidades básicas de alimentação, higiene, registros administrativos, segurança, orientações e encaminhamentos de cada atendido pela unidade.

A disponibilização torna-se importante para as famílias e/ou indivíduos, no sentido de propiciar um lugar seguro, que os auxilie nas dificuldades pelas quais passam pessoas que estão em situação de rua ou transeuntes. Este processo se dá através do acesso aos serviços socioassistenciais, visando possibilitar-lhes o entendimento de sua situação de vulnerabilidade, buscando estabelecer ações que possibilitem a superação de suas fragilidades.

Os usuários atendidos na unidade em sua maioria são migrantes, que chegam em nossa cidade buscando melhores condições de vida, visto que Passo Fundo é polo regional referência em diversos setores da economia. Além disso, são atendidas pessoas em situação de rua e que muitas vezes apresentam histórias sucessivas de violação de direitos decorrentes de discriminação e submissões.

A unidade mantida pela Prefeitura de Passo Fundo, tem capacidade para atender 30 pessoas adultas, sendo 20 vagas masculinas e 10 vagas femininas. O acesso ao serviço pode ser através de demanda espontânea ou de encaminhamento da rede de proteção.

A Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá, está localizada na Rua Uruguai, 266 Bairro Petrópolis, CEP: 99050-030, Passo Fundo, RS.

Contato:
Telefones: (54) 3314-6180