Administração Municipal propicia estágio à universitários

Administração Municipal propicia estágio à universitários

A administração Dipp/Corralo tem embasado o seu trabalho, praticamente, num tripé: educação, saúde e geração de emprego e renda. Seguindo esta filosofia, a Administração Municipal de Passo Fundo tem sido parceira de várias Instituições de Ensino, como é o caso das Universidades com sede no município. E a Universidade de Passo Fundo (UPF), é uma destas instituições.

Recentemente, a Secretaria de Planejamento (SEPLAN), por exemplo, propiciou que acadêmicos do Curso de Geografia, Licenciatura Plena e Bacharelado da UPF, ampliassem e colocassem em prática os conhecimentos, através de estágio curricular junto a Prefeitura Municipal, adquiridos naquele curso.

“Durante o período de estágio se desenvolveu um projeto piloto sobre o recadastramento imobiliário da área do município, a fim de colaborar com o trabalho desenvolvido pela SEPLAN, ao que se somou verificar a prática do profissional geógrafo”, destaca o engenheiro Gustavo Borowski, que, juntamente com professores da Instituição, orientou os universitários. A área de trabalho de campo foi localizada e estudada através de mapas e coleta de dados imobiliários.

O cadastro imobiliário tem como objetivo verificar a situação dos imóveis urbanos, levando em consideração o tipo de construção, o tipo de terreno, a natureza, a situação, a finalidade da ocupação e a pedologia do local. Foram aplicados os boletins de cadastro imobiliário, divididos por quadras e setor.

“Houve a percepção de que haviam muitas diferenças entre os mapas, os terrenos e a realidade. Assim, se chegou à conclusão da importância de se manter um cadastro atualizado com dados reais e fidedignos, contribuindo, assim, para o melhor planejamento da cidade”, foi a conclusão unânime do grupo de trabalho.

“Destaco a importância do profissional de Geografia para atuar na atualização de dados e informações que estruturam a tomada de decisões sobre o planejamento urbano e regional do município, buscando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, é o entendimento de Camille Simor, uma das estagiárias.

“Este estágio tinha como objetivo proporcionar aos futuros geógrafos uma visão prática sobre o planejamento urbano”, sintetiza o estagiário Alcindo Neckel, também acadêmico do nível VII do Curso de Geografia da UPF, que realizou o estágio curricular VII.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 3 de julho de 2007.