Projetos culturais sobre meio ambiente poderão participar de processo seletivo

Educação ambiental é o mote do edital que teve a elaboração do edital autorizada na tarde desta terça-feira, dia 6 de agosto, dentro das comemorações da semana de aniversário de 162 anos de Passo Fundo. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de espetáculos teatrais com foco na educação ambiental.
Através do edital de processo seletivo serão identificados e promovidos projetos culturais de Cultura e Meio Ambiente que falem sobre saneamento básico. A ideia é educar, através de peças teatrais, para a coleta e tratamento do esgoto, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Serão selecionados 15 projetos sobre os temas propostos, com características e formato de teatro de rua e duração máxima de 50 minutos.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, Rubens Astolfi, o principal objetivo da ação é auxiliar no enfrentamento da falta de conscientização ambiental, especialmente entre o público adulto. “Nossa ideia é abordar a temática ambiental com ações culturais que possam auxiliar a minimizar o problema da falta de conscientização, fazendo das peças a ligação com a população e trabalhando de forma integrada”, salientou. O secretário ressaltou que o edital será lançado nos próximos dias.
De acordo com o vice-prefeito, João Pedro Nunes, pensar e agir em favor da preservação do meio ambiente é um dos caminhos que não podem deixar de ser trilhados. “Passo Fundo caminha a passos largos para o desenvolvimento porque entende que o individualismo não serve mais e que cada um precisa fazer a sua parte em benefício do todo. E neste sentido, temos que respeitar o meio ambiente e definir ações de preservação”, destacou
Aldomir Santi, superintendente da Corsan, representando as entidades ligadas ao setor, ressaltou a importância do trabalho de conscientização.
As peças serão apresentadas em regiões urbanas que estão mais próximas da bacia hidrográfica do rio Passo Fundo, tais como os bairros São José, Leonardo Ilha, Petrópolis, Parque Farroupilha, São Luiz Gonzaga, Vila Annes, Cruzeiro, Santa Maria, Zachia e Vera Cruz e outros que serão definidos ao longo da execução. A ação será custeada com recursos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada.
(Fotos: João Henrique Pazuch)