Em operação inédita realizada nesta quarta-feira em três pontos do rio Passo Fundo, nos fundos da Embrapa Trigo, a Prefeitura Municipal realizou um mutirão de limpeza

Em operação inédita realizada nesta quarta-feira em três pontos do rio Passo Fundo, nos fundos da Embrapa Trigo, a Prefeitura Municipal, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, em conjunto com as secretarias de Obras e Transportes e Serviços Gerais, e com apoio do 3º Batalhão Ambiental e Defap (Departamento Estadual de Florestas e Áreas Protegidas), deu início à um trabalho de limpeza em três curvas do rio. Os locais estão em situação precária, devido ao grande acúmulo de lixo depositado às margens por moradores de diversos locais da cidade.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, o riol está com coloração escura e cheiro forte com o acúmulo de lixo, por isso o mutirão de limpeza urgente. A tarde da quarta-feira serviu para que máquinas pudessem desbravar o acesso à margem, tomada por taquaras, que será prontamente reflorestado após a limpeza, e nesta quinta-feira, o trabalho já será concluído. A área está tomada por material reciclável como garrafas pet, isopor e plástico, além do descarte inconsciente de móveis e eletrodomésticos.
“Precisamos conscientizar a população de que o rio não é depósito de lixo, temos caminhões de recolhimento que passam diariamente nas casas, esse trabalho mobilizou muitas pessoas e máquinas, se a população fosse consciente, não precisávamos estar aqui”, explicou o secretário Alves.
A Smam realizou uma inspeção há poucos dias e constatou a necessidade do serviço no local, que como tem difícil acesso, passa despercebido pela fiscalização. Para o serviço da retirada do lixo foram utilizados quatro caminhões, uma draga e uma retroescavadeira. Serão retiradas aproximadamente 7 toneladas de lixo.