Cerca de 500 animais deverão receber os chips

A Secretaria do Meio Ambiente de Passo Fundo realizou neste sábado a primeira ação para emplacar carroças e identificar os cavalos utilizados para trabalho na cidade. No Loteamento Manoel Corralo, 20 animais receberam um dispositivo, instalado embaixo da pele do pescoço, que vai permitir identificar o animal, sua condição de saúde e dados de seu proprietário. Os trabalhadores, donos dos cavalos, receberam orientações da Guarda Municipal de Trânsito e os animais foram examinados por veterinários da Smam, receberam vermífugos, foram casqueados e ferrados gratuitamente.
O projeto faz parte de uma ação para proteger os animais e orientar os trabalhadores que utilizam os veículos com tração animal para trabalhar e prover o sustento de suas famílias. Conforme o secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, a secretaria dispõe de 500 chips que deverão ser introduzidos em animais que circulam pela cidade.
Os equipamentos estão sendo instalados para efeitos de fiscalização. “Se encontrarmos animais soltos na rua, ou sofrendo maus tratos, teremos facilidade em identificar as informações necessárias para realizar atendimento veterinário identificar os proprietários”, destacou Alves.
No próximo sábado a atividade será realizada no bairro Hípica e no dia 4 de fevereiro na vila Bom Jesus, nos fundos da Brigada Militar.