Prefeitura realiza ação de manejo arbóreo com acompanhamento do Ministério Público

Intervenções buscam garantir segurança da população e manutenção da arborização urbana

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio das secretarias de Serviços Gerais e de Meio Ambiente (SMAM), realizou, nesta terça-feira (26), uma ação de manejo arbóreo com o acompanhamento do Ministério Público e apoio da RGE. O trabalho envolveu podas de manutenção, plantio de mudas, sempre com foco na preservação da arborização urbana e na segurança da população.

A intervenção ocorreu em pontos estratégicos da cidade, com destaque para a Praça Tamandaré, também conhecida como Praça dos Plátanos, onde árvores de grande porte demandam atenção especial devido ao risco de queda de galhos. As atividades se estenderam também para o entorno da Rua Teixeira Soares, no trecho entre a Paissandu e a Uruguai, que teve o trânsito parcialmente bloqueado pela Guarda Municipal para garantir a segurança dos trabalhadores e motoristas.

O promotor de Justiça, Paulo Cirne, destacou a relevância do trabalho. “A ação realizada pela Prefeitura Municipal na Praça Tamandaré, também conhecida como Praça dos Plátanos, é de fundamental importância para a preservação das árvores centenárias que circundam toda a área em questão. Justamente pelo longo tempo transcorrido desde o plantio, as árvores necessitam ser atendidas para extração de ervas de passarinho e galhos podres, que podem causar acidentes com pedestres e veículos, entre outras ações para prolongar um pouco mais o tempo de sobrevivência dos plátanos. Para assegurar a reposição das árvores que necessitarão ser removidas nos próximos anos, diversas mudas foram plantadas nos últimos anos, assim como neste ano. Diante disso, a administração municipal está de parabéns pelas ações desenvolvidas, as quais são fundamentais para manter esse belíssimo cartão postal da nossa cidade preservado”, declarou o promotor.

O secretário de Serviços Gerais, Alexandre de Melo, destacou que a ação foi organizada com o envolvimento de entidades para reforçar a transparência e o cuidado com o patrimônio natural da cidade. “Todo o levantamento arbóreo foi feito pela equipe técnica da SMAM, que emitiu relatórios apontando as necessidades de intervenção. Assim, conseguimos atuar de forma planejada, assegurando o equilíbrio entre preservação e segurança. O objetivo destas ações é também o replantio: no ano passado, foram 15 mudas de plátanos somente na Praça Tamandaré, e nesta ação de hoje outras cinco mudas foram replantadas, garantindo não apenas a restauração ecológica, mas também as características arbóreas da Praça Tamandaré e a sua história”, afirmou.

Mello lembrou ainda que o manejo dos plátanos da Praça Tamandaré ocorre anualmente durante o inverno, período em que as árvores perdem suas folhas como uma adaptação natural ao frio e à menor quantidade de luz solar. “Os serviços estão concentrados na Rua Teixeira Soares, onde estamos realizando a remoção de galhos secos e de plantas parasitas, prevenindo riscos e cuidando da longevidade dos plátanos”, completou.

O geógrafo e coordenador da SMAM, Glauco Polita, explicou que as podas têm caráter preventivo e que o plantio já prevê o futuro da arborização em áreas de maior circulação. “Na Praça Tamandaré, estamos fazendo podas de manutenção para reduzir o risco de queda de galhos frágeis. Também realizamos o plantio de mudas de plátano, pensando na substituição gradual das árvores senis que, em breve, precisarão ser trocadas para garantir a segurança dos frequentadores e a proteção do patrimônio. Em locais de grande movimento, como a Tamandaré, o cuidado precisa ser redobrado”, destacou.

Polita ressaltou ainda a importância do diálogo com a comunidade. “Conversamos com os moradores e usuários da praça, que compreenderam e agradeceram pela manutenção. Esse será um trabalho contínuo, não apenas na Tamandaré, mas em outras praças da cidade. O olhar da comunidade é essencial, e nós estamos sempre à disposição para dialogar, pois tudo que fazemos tem como objetivo proporcionar qualidade de vida e segurança para as pessoas e suas famílias”, frisou.

A Prefeitura reforça que ações de manejo arbóreo como esta continuarão sendo realizadas periodicamente em diferentes espaços públicos, sempre com a participação de órgãos de controle e entidades ligadas ao meio ambiente.