Serviço gratuito permite à população destinar corretamente resíduos volumosos e recicláveis
A Prefeitura de Passo Fundo reforça à população que o Ecoponto Municipal de Resíduos Volumosos está disponível para receber materiais que não devem ser deixados em vias públicas, para reduzir o descarte irregular de resíduos e manter a cidade limpa. O serviço, coordenado pelo Programa Cidade Limpa, oferece uma alternativa gratuita e adequada para o encaminhamento de resíduos que exigem destinação específica.
O coordenador do programa, Luiz Scheis, explica que o espaço foi criado justamente para garantir que a comunidade possa descartar corretamente diferentes tipos de materiais. “O Ecoponto de Resíduos Volumosos foi implementado para que a gente dê acesso para que a população tenha esse espaço público para o descarte de resíduos volumosos, tais como resíduos de construção civil, os resíduos de poda, jardinagem, móveis, plásticos e papelão. Nós também recebemos no Ecoponto materiais eletroeletrônicos, onde a gente faz a destinação para as cooperativas de reciclagem”, declara.
O coordenador salienta que o Ecoponto é destinado para pequenos descartes, para reparos, para a população em geral. Não para empresas. “As empresas, até para que adquiram a documentação e regulamentação das suas atividades, necessitam ter o descarte adequado aos seus resíduos. Então, esse Ecoponto da Prefeitura é destinado para a pessoa física que necessita fazer o descarte desses materiais e que não tem condições de dar a destinação. Com isso, o Ecoponto evita o descarte irregular de resíduos nas vias públicas de Passo Fundo, auxiliando as nossas questões ambientais e também é uma questão de saúde pública”, frisa.
A destinação de resíduos é gratuita. O espaço recebe resíduos da construção civil (entulhos), sobras de poda, jardinagem e madeiras, respeitando o limite de 0,1 m³, além de materiais recicláveis como óleo de cozinha, papel e papelão, plásticos, metais, alumínio, vidros, eletrodomésticos e eletrônicos.
A Prefeitura reforça que o uso do Ecoponto contribui diretamente para a conservação da cidade, para a preservação ambiental e para a prevenção de problemas de saúde pública, uma vez que o descarte irregular pode acumular água e se tornar foco para o mosquito Aedes aegypti.
O Ecoponto de Volumosos fica na rua Eduardo de Brito, esquina com a Rua Jacinto Vilanova, junto à fábrica de tubos da Prefeitura, Bairro Annes e está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.