A educação ambiental promovida pela Prefeitura de Passo Fundo ganhou projeção nacional. O projeto “O Eco que há em nós – replantando vida”, da EMEF Dom José Gomes, foi selecionado nesta quarta-feira […]

A educação ambiental promovida pela Prefeitura de Passo Fundo ganhou projeção nacional. O projeto “O Eco que há em nós – replantando vida”, da EMEF Dom José Gomes, foi selecionado nesta quarta-feira (13) para representar o município na etapa nacional da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Entre as iniciativas gaúchas que chegaram à fase estadual, o trabalho da escola municipal está entre os que avançam à etapa final — passo que o credencia a concorrer à apresentação durante a COP 30, em Belém (PA).
A classificação é resultado da etapa municipal realizada pela Escola Pública de Sustentabilidade (EPS) — projeto da Prefeitura de Passo Fundo — que centralizou a participação das escolas interessadas, organizou as apresentações e efetuou as inscrições no sistema do MEC. Na fase municipal, também foram classificados para a etapa estadual: "Hortec" (EMEF Helena Salton, desenvolvido com apoio da Escola Pública de Sustentabilidade); Projeto da EMEF Santo Agostinho (realizado internamente pela escola).
Na etapa estadual, realizada em Porto Alegre, Passo Fundo esteve representada pelas professoras: Gabriela de Mello Tagliari (Escola Pública de Sustentabilidade/EMEF Helena Salton); Maria Helena Marquetti (EMEF Santo Agostinho); Cassieli Elisabete da Silva (EMEF Dom José Gomes).
Já os alunos delegados foram: Davi Rocha Nespolo (EMEF Helena Salton); Isadora da Rocha Benites (EMEF Santo Agostinho); Andrey Neske da Silveira (EMEF Dom José Gomes).
Para a coordenadora da EPS, Gabriela Tagliari, a conquista consolida o papel da rede municipal na formação ambiental.“A Conferência Infantojuvenil é um espaço de protagonismo dos nossos estudantes, onde eles apresentam ideias e soluções para problemas ambientais reais. Ver um projeto da nossa rede chegar à etapa nacional é motivo de orgulho e mostra que a educação ambiental feita em Passo Fundo — por meio da Escola Pública de Sustentabilidade, projeto da Prefeitura — é capaz de inspirar e transformar.”
O projeto da Dom José Gomes, orientado pela professora Cassieli Elisabete da Silva, tem como foco o reflorestamento e a sensibilização da comunidade para a preservação, unindo estudo, experimentação e ações práticas. O estudante Andrey Neske da Silveira é o delegado que representou a escola na conferência e que foi selecionado para representar Passo Fundo na etapa nacional.
Em 2025, o tema da CNIJMA é “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, em alinhamento à COP 30.