Inicia Semana do Meio Ambiente

Programação diversificada traz atividades de 30 de maio a 07 de junho

Com a temática Combate ao Tráfico Ilegal de Animais Silvestres, Passo Fundo participa da Semana em Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma agenda coletiva de atividades no município de 30 de maio a 07 de junho.

A iniciativa é da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, Fórum da Agenda 21, Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Associação para Conservação da Vida Silvestre.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, “a semana é um momento de reflexão individual em relação ao meio ambiente. Temos uma programação com diversos atores da sociedade e isso reflete em nossa sociedade que deve se engajar também”, afirmou ele.

A programação iniciou com a audiência pública de apresentação e aprovação do Plano Municipal  de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos e segue com oficinas, exposições, atividades nas escolas com brincadeiras e sobre orgânicos, workshop, semana dos orgânicos, caminhada, campanha de descarte de eletrônicos, entre outros eventos.

A escolha do tema

Diante de um aumento sem precedentes dos crimes contra a vida selvagem, a ONU aprovou em julho de 2015 uma resolução histórica que obriga todos os países a aumentar seus esforços coletivos para acabar com o problema mundial de caça ilegal e combater o grande comércio ilegal de animais silvestres.

Iniciada pelo Gabão e pela Alemanha e apoiada por outras nações, a resolução Tackling the Illicit Trafficking in Wildlife (Combatendo o Tráfico Ilegal de Vida Selvagem), da Assembleia Geral das Nações Unidas, é um resultado de três anos de esforços diplomáticos e a primeira vez que todas as nações reconheceram a seriedade dos crimes contra a vida selvagem e a necessidade urgente de unir forças para combatê-los.

Reconhecendo que só uma abordagem global pode conter a crise atual, todos os 193 países membros da ONU concordaram em reforçar a cooperação regional e internacional ao longo de toda a cadeia de comércio ilegal de animais silvestres, incluindo medidas para deter a caça ilegal, o tráfico e a compra.

A programação completa pode ser conferida nos destaques do portal ou no link https://www.pmpf.rs.gov.br/files/agenda_semana_meio_ambiente_2016.pdf.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 30 de maio de 2016.