Prefeitura promove o reflorestamento

O trabalho está sendo realizado em áreas do Arroio Santo Antônio e Rio Passo Fundo

As ações de preservação ambiental realizadas pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria do Meio Ambiente, contam com diversas frentes, como limpeza do Arroio Santo Antônio e do Rio Passo Fundo, educação ambiental para as escolas e comunidades ribeirinhas e o reflorestamento das Áreas de Preservação Permanente (APPs). Em relatório desta última ação, os resultados apontam para o plantio de mais de mil árvores nas APPs, sendo 813 nas áreas de proximidade ao arroio e 507 em espaços que contornam o rio. 

Para o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, “a recuperação das áreas de preservação permanente e mata ciliar com o plantio de árvores nativas é fundamental para recuperar o rio”, disse. No total, foram contatados proprietários de 20 áreas selecionadas pela Prefeitura para o plantio de árvores, com 8 áreas às margens do Arroio Santo Antônio e 12 áreas às margens do Rio Passo Fundo. 

Para realizar o trabalho, a empresa Maxxim Engenharia investigou a situação de cada área, com possibilidades de acesso, necessidade de capina, presença de animais, residências, estágio da vegetação existente e características do solo. 

O reflorestamento de APPS está dentro do Plano de Gestão Ambiental e Social (PGAS) do Programa de Desenvolvimento Integrado do Município de Passo Fundo (PRODIN). 

PRODIN 
Quatro componentes fazem parte do PRODIN: Transporte e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Urbano e Estrutura de Áreas Verdes; Desenvolvimento Econômico Local; e Fortalecimento Institucional. O PRODIN também promove atividades relacionadas à implantação do Plano de Gestão Ambiental e Social (PGAS), um instrumento norteador de consolidação e avaliação ambiental. 

Para isso, outros quatro eixos atuam como programas auxiliares ao PRODIN e complementares ao PGAS: Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental (PCSEA), Programa de Monitoramento Ambiental (PMA), Programa de Recuperação de Passivos Ambientais (PRPA); e Programa de Controle Ambiental de Obras (PCAO).

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 14 de dezembro de 2015.