Laudo sobre vazamento de óleo sai essa semana

Laudo sobre vazamento de óleo sai essa semana

Para o Secretario do Meio Ambiente, Nei Alves, o “mistério do óleo combustível” que começou a ser investigado no dia 8 de novembro do ano passado, só será esclarecido definitivamente, depois da conclusão de laudos técnicos que estão sendo feitos pela Universidade de Passo Fundo e Petrobrás. A previsão é que pelo menos o parecer da UPF saia nessa semana.

O aparecimento do óleo, numa área junto a um posto de combustíveis e oficinas mecânicas, na Vila Mattos, saída para Marau, preocupa grupos ecológicos, Patrulha Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente e Ministério Público. O combustível ameaça plantações e um rio das proximidades. Mesmo com as medidas de contenção adotadas pela Secretaria do Meio Ambiente, ainda ocorre vazamento.

Segundo o secretário Nei Alves, nesta segunda-feira houve uma reunião no Ministério Público, onde também estiveram presentes representantes do posto de combustível que fica próximo ao vazamento. Ficou decido que o posto será responsável pela retirada do óleo do local e pelo envio do produto para armazenagem na Petrobrás. De acordo com o secretário, os proprietários do posto negam que sejam os responsáveis pelo vazamento, uma vez que o local possui boa infra-estrutura. Eles ficaram de encaminhar laudos que já possuem para análise do MP.

Somente com a emissão dos laudos pela UPF e Petrobrás é que a origem do vazamento podera ser descoberta. Enquanto isso, reforça o secretário do Meio Ambiente, ações estão sendo feitas para que proteger o local e evitar novas contaminações.


Prefeitura fez obras para conter o vazamento.


Secretário Nei Alves acompanha os trabalhos.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 10 de janeiro de 2006.