Inscrições podem ser feitas até 15 de março
A Prefeitura de Passo Fundo por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SMADER), em parceria com Sebrae, realizará a próxima etapa de ações do projeto de fomento à agricultura no município, focada no desenvolvimento sustentável de setores como hortifruticultura, leite, agroindústrias e realização de pesquisas diagnósticas.
O treinamento, com duração de 12 meses, pretende impulsionar as atividades produtivas dos produtores contemplados, além de oferecer consultoria e capacitação produtiva dos agricultores locais. O programa conta com o apoio, também, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater e Feira do Produtor.
Conforme o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Cristiam Thans, a nova fase do programa é direcionada aos setores de hortifruticultura e leiteiro. “Os agricultores interessados devem realizar a inscrição até o dia 15 deste mês, para ingressarem nessa programação direcionada aos seus setores”, diz Thans.
No setor de hortifruticultura, serão 25 propriedades do segmento, que receberão capacitação como em processos produtivos, rastreabilidade e vendas com consultoria de culturas produtivas, palestra sobre produção de hortifruticultura, rastreabilidades e estratégias de vendas. No quesito de pecuária leiteira, a capacitação será para 15 propriedades rurais deste segmento, com ações de produção de leite, manejo de pastagens, conservação de solo, nutrição e dieta dos animais.
Também será realizada a Avaliação da Sustentabilidade de Sistemas Agrícolas e Alimentares, Safa, que utiliza uma metodologia reconhecida internacionalmente. A execução de consultoria da Safa consiste na visita técnica à propriedade e realização de entrevista com produtor para coletar informações. Após serão realizadas atividades relacionadas a compilação das informações, análise dos dados e elaboração do relatório técnico.
“Haverá uma abordagem por meio do levantamento e análise de indicadores com avaliação de caracterização da propriedade, aplicação da ferramenta Safa e análise detalhada com base nos dados fornecidos”, destacou o secretário.
Os produtores interessados em fazerem a inscrição podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SMADER) no telefone (54)3311-1193.