Programa Campo Conectado da Prefeitura avança no Interior

O programa Campo Conectado é uma iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo para levar aos moradores do interior o acesso de qualidade à internet via fibra óptica. O programa foi implementado com os serviços da Coprel. O Município fornece todos os materiais necessários, a empresa executa a instalação. Essa concessão resultará na construção de 220 quilômetros de rede de fibra óptica, que levarão comunicação e conexão a mais de mil famílias do interior.

Para o prefeito Pedro Almeida, a internet favorece o trabalho realizado no interior, sendo essencial para o crescimento dos negócios e aproximação dos agricultores com outros mercados. “ A internet traz soluções e comunicação muito mais ágil, e nós, como uma gestão que pensa o futuro e procura sempre a modernidade das ações, estamos dando um grande passo para organizar e melhorar também esse setor para nossas comunidades do interior”, finalizou.

O investimento do Município tem como objetivo principal melhorar o dia a dia dos moradores do interior, criando novas possibilidades para o trabalho, estudo e entretenimento. “Hoje, a internet faz parte da vida das pessoas e é a partir dela que solucionamos com rapidez muitas situações cotidianas. Sem dúvidas, qualificando esse acesso, a Prefeitura aproxima essas comunidades da tecnologia e da comunicação”, enfatiza.

Ainda no ano de 2021, foram concluídas as etapas I, II e III, que compreendem os Distritos de São Roque, Santo Antônio do Capinzal e parte de Bom Recreio, com mais de 420 famílias atendidas. Recentemente, foram concluídas as instalações da infraestrutura da etapa IV, realizada em parte do Distrito de Bom Recreio, Distrito de Pulador e parte de Bela Vista, com mais de 80 famílias já conectadas.

Conforme o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Cristiam Thans, já são projetadas as etapas V e VI, que compreenderão os distritos de Bela Vista e Sede Independência. "A previsão é que, até o fim de 2023, tenhamos 100% do interior com rede de internet", salienta.