Ícone

Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural


Sede Independência

O Distrito de Sede Independência está situado às margens da rodovia RS 324.

Área Territorial: 2.863,88 hectares
População aproximada: 1.200 habitantes
Distância do Centro Administrativo Municipal: 18 Km

Limites

Ao norte com o município de Passo fundo
Ao leste com o município de Mato Castelhano
Ao oeste com o distrito de São Roque
Ao sul com o município de Marau

Atividades da Subprefeitura

Saúde

Ambulatório municipal com atendimento e agendamento de exames clínicos e médico credenciado pela rede municipal de saúde.

Auxiliar de enfermagem para atendimentos na comunidade como verificação de pressão arterial, aplicação de injeções e curativos.

No prédio do ambulatório também está instalada a subprefeitura.

Educação

Escola de Ensino Fundamental Valdemar Zanatta, com 100 alunos nos turnos da manhã e tarde. Veículos de transporte escolar para as crianças que residem no meio rural e alunos que cursam o ensino médio e superior na sede do município de Passo Fundo.

No distrito funcionam ainda um clube de mães, denominado “Amigas Buscando Amigas” e um grupo CATI.

Agricultura

As principais atividades do Distrito de Sede Independência são a produção de soja, milho, trigo, cevada e aveia. Em relação à pecuária existem vários criadores de gado, destacando-se as Pecuárias Bier e Balbinot. A pecuária leiteira e a criação de ovinos, também têm destaque no distrito.

Comércio

O Distrito possui um mercado, além de bares, armazéns e um salão comunitário.

Indústria

O artesanato é uma atividade comum no distrito que possui ainda uma unidade de recebimento e beneficiamento de leite.

Turismo

Sede Independência possui a primeira hidroelétrica construída no município de Passo Fundo, cuja inauguração ocorreu no ano de 1912. Em 1932 na gestão do prefeito Scarpelini Ghezzi é inaugurada a nova sede da hidroelétrica, cujo prédio existe até os dias de hoje.

O rio Taquari, com suas quedas d’água oferece um belo espetáculo da natureza. Aqui é realizada anualmente, no mês de fevereiro, a procissão flutuante de Nossa Senhora dos Navegantes, com a participação de romeiros de todas as regiões do estado e de várias partes do Brasil. Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no núcleo urbano do distrito.

Mapa