Prefeitura realiza ação para aquisição de merenda escolar com agricultura familiar

A Prefeitura de Passo Fundo está publicando chamadas públicas para realizar a compra de alimentos da agricultura familiar que serão utilizados na merenda escolar da rede municipal. Além de levar ao prato de crianças e adolescentes alimentos saudáveis, a ação impacta no aumento da renda dos produtores locais.

Conforme o prefeito Pedro Almeida, a Prefeitura une esforços para mobilizar as famílias e ampliar a participação no processo. “Entendemos que, dessa forma, nossos alunos consumirão produtos com qualidade e, ao mesmo tempo, fomentaremos a produção e as condições de trabalho aos nossos produtores.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SMADER) e a EMATER estão trabalhando junto aos pequenos produtores a fim de que eles se habilitem nas chamadas públicas. No ano de 2021, foram quatro produtores credenciados. Em 2022, o município chegou a oito fornecedores. A meta para o ano de 2023 é ampliar ainda mais o número de famílias que produzem para a merenda escolar.

Para o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Cristiam Thans, o apoio da Prefeitura e da EMATER proporcionaram um crescimento significativo na participação de pequenos produtores. “Estamos trabalhando em conjunto para aumentar a participação da agricultura familiar de nosso município no fornecimento de alimentos para a merenda escolar, o que traz benefícios para a alimentação e uma maior renda aos nossos produtores”, pontuou.

Chamadas públicas
Duas chamadas públicas serão realizadas neste mês. A primeira acontecerá no dia 17 de janeiro e contará com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A segunda terá abertura no dia 18 de janeiro com subsídios próprios da Prefeitura.

Os produtores que tiverem interesse em participar das chamadas públicas devem procurar o Escritório local da EMATER junto à SMADER, que fica nos fundos da Prefeitura.