Painéis solares instalados na Feira do Produtor

Prefeitura conclui instalação de painéis fotovoltaicos na Feira do Produtor

O projeto de implementação de painéis fotovoltaicos no prédio da Feira do Produtor, no Parque da Gare, foi concluído pela Prefeitura. Com o investimento em captação de energia solar, os objetivos são reduzir os custos com energia elétrica e promover a sustentabilidade.

De acordo com o prefeito, Pedro Almeida, o espaço é uma das primeiras instalações públicas a receber investimentos do Município. “É uma medida que traz impactos econômicos e também ambientais, além de ampliar um debate sobre a proteção da natureza e como o Poder Público pode se comprometer com a causa ambiental”, considerou.

O investimento do Município na aquisição e instalação de 44 painéis para a Feira do Produtor é de aproximadamente R$ 85 mil. Mensalmente, o gasto com energia é de aproximadamente R$ 2 mil. Estima-se que, com a geração de energia solar, haja uma redução de cerca de R$ 1,7 mil mensais deste valor. Por ano, a Prefeitura projeta uma economia de R$ 20 mil nas contas de energia elétrica do prédio. Para o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Cristiam Thans, o projeto é importante porque, além da economia financeira, também demonstra o interesse da Administração em garantir avanços para a Feira do Produtor. “É um espaço adotado pela comunidade e que merece ser valorizado. Por isso, este investimento vai trazer inúmeros retornos”, observou, destacando que 62 produtores comercializam seus produtos no local.

No mesmo sentido, o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre Mello, pontuou que os painéis “O investimento na produção de energia renovável demonstra o comprometimento da administração municipal com as questões ambientais e garante, com a implantação destes sistemas a geração de energia economia, durabilidade e eficiência energética”, mencionou.

Além do prédio da SMAM, duas escolas da rede municipal de ensino dispõem de placas de energia solar, instaladas por meio de parcerias: a EMEI André Zaffari e a EMEI Maria Elizabeth.

Foto: Michel Sanderi