Confirmado projeto de terceirização das estradas

Ação integra o programa Acelera Passo Fundo e prevê investimentos de R$ 2 milhões

Em reunião com agricultores, empresários do agronegócio e a direção do Sindicato Rural, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, confirmou, na manhã desta quinta-feira (08), a execução de um projeto para a terceirização da manutenção das estradas rurais.

A ação, destacou o prefeito, integra o programa Acelera Passo Fundo e prevê investimentos próprios de R$ 2 milhões nesta primeira etapa. ";Estudamos este projeto desde janeiro, quando começamos a construir o Plano de Desenvolvimento Rural. A Prefeitura não tem condições de maquinário e de recursos humanos para atender os mais de 690 quilômetros de estradas rurais. Por isso, a terceirização é fundamental";, explicou Pedro.

De acordo com ele, nesta primeira etapa do projeto serão terceirizados serviços em aproximadamente 100km no interior. ";Vamos investir neste programa acreditando que é essencial garantir infraestrutura adequada para o interior durante o ano todo, não apenas durante as safras";, reforçou o prefeito.

Na reunião, Pedro destacou ainda as outras ações que a Secretaria de Interior vem promovendo no sentido de qualificar os trabalhos desenvolvidos para o meio rural. ";O Campo Conectado, por exemplo, que está levando acesso à internet para as comunidades rurais é outra iniciativa importante";, argumentou.

Plano estratégico
O secretário de Interior, Cristiam Thans, falou sobre os projetos centrais da Secretaria, reiterando o foco no desenvolvimento rural. ";Nosso trabalho tem sido bastante intenso, com planejamento estratégico e com metas vem definidas que vão nos permitir avançar";, assegurou, complementando que desde o início do ano, a pasta já fez serviços de manutenção em mais de 160 quilômetros de estradas rurais.

O presidente do Sindicato Rural, Júlio Susin, apontou que o desenvolvimento rural passa pelo planejamento e que é importante que a Prefeitura tenha um plano estruturado para os próximos anos. ";Uma das demandas do setor do agronegócio é a efetivação de um planejamento e de um projeto estruturado que permita avançar nas demandas do meio rural. Nossas reivindicações incluem melhores condições de deslocamento do interior, com infraestrutura de estradas. Isso vai dar mais segurança e também permitir que as pessoas, sobretudo os jovens, queiram ficar no campo";, avaliou ele.

Atualizado em 8 de julho de 2021.