Prefeitura orienta entidades sobre agroindústrias

Atualmente o município conta com a atuação de 19 estabelecimentos

A Secretaria do Interior da Prefeitura de Passo Fundo vem realizando um trabalho de orientação com os proprietários de pequenas agroindústrias de abate e fabricação de embutidos e laticínios. A ação tem como objetivo esclarecer quanto às normas existentes para a adequação desses estabelecimentos. Atualmente o município conta com a atuação de 19 estabelecimentos dessa natureza, sendo três frigoríficos e os demais sendo fábricas de embutidos e laticínios.

Para isso, uma reunião foi realizada entre o secretário do Interior, Antônio Bortolotti, a coordenadora de Inspeção, médica veterinária Bárbara Zago e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Feira do Produtor e algumas agroindústrias de laticínios e embutidos e abatedouros. Na ocasião a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) esclareceu as dúvidas sobre a necessidade de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).

Na ocasião a coordenadora explicou ainda que cada estabelecimento possui suas particularidades, mas que todos tem um objetivo final, um produto de origem animal, produzido com condições higiênico-sanitárias de qualidade e com segurança alimentar para os consumidores. Salientou ainda que o SIM está à disposição para conversar e orientar da melhor forma possível, lembrando que os estabelecimentos precisam de algumas adequações devido a nova legislação. Contudo, esclareceu que essas alterações serão feitas de forma gradativa para não acarretar em gastos no orçamento das empresas, e claro, sem afetar a seguridade do alimento produzido.

(Foto: Divulgação)

Atualizado em 8 de agosto de 2018.