Encontro da Juventude Rural reúne cerca de 800

Debater a sucessão familiar na propriedade rural foi o que levou cerca de 800 jovens de 40 municípios da região ao Distrito de São Roque nesta quinta-feira (5) para participar do 1º Seminário Regional da Juventude Rural, promovido pela Emater, Prefeitura de Passo Fundo e Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, com apoio da comunidade do distrito de São Roque e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O evento teve como tema “Pais e filhos, construindo a sucessão familiar na propriedade rural” e levou aos participantes a discussão sobre a importância da valorização do meio rural e da permanência dos jovens na gestão e manutenção das propriedades rurais familiares. Neste sentido, o gerente regional da Emater, Oriberto Adami, lembrou a grande força que o meio rural representa para Passo Fundo e para a região. “Este primeiro encontro tem o desafio de discutir a sucessão e acredito que se mantivermos o foco nessa caminhada conseguiremos apontar alternativas para o jovem permanecer na sua propriedade”, salientou. O presidente da Emater, Clair Kuhn, ressaltou, além do aspecto central do seminário, a importância de apoiar a Emater, que é um dos principais braços de sustentação das pequenas propriedades.

Representando a administração municipal, o vice-prefeito João Pedro Nunes, falou da necessidade de inovar no campo, mas sem perder as raízes. “A inovação no meio rural deve acontecer, mas respeitando a experiência de quem veio antes, por isso, acredito que o caminho da sucessão na propriedade rural familiar deve ser feito com responsabilidade. Estou certo de que todos os jovens que participam do seminário terão no presente a preparação para o futuro, mas sempre com o fortalecimento da família, que é a base de tudo”, ressaltou.

Apresentações de cases
As atividades, que foram realizadas pela manhã e à tarde, contemplaram palestra com o advogado Vitor Hugo Oltramari, com o presidente da Emater e apresentação de cases dos municípios de Passo Fundo, Santo Antônio do Planalto e Machadinho. De Passo Fundo, a jovem do meio rural, nutricionista e proprietária, junto com sua família, da agroindústria Della Rosso, Denise Rosso, contou sua experiência. Em seguida, foi apresentado o trabalho de organização de jovens, que gerou o grupo Jovens do Campo, do município de Santo Antônio do Planalto, que conta hoje com mais de 50 participantes. O terceiro case, do município de Machadinho, apresentou os resultados como política pública municipal derivada de um trabalho iniciado com jovens escolares.

(Fotos: Glenda Vívian)

Atualizado em 5 de outubro de 2017.