Rebanho municipal terá vacinação contra brucelose

A partir da próxima semana será desencadeada pela Secretaria do Interior de Passo Fundo, campanha de vacinação contra a brucelose. O trabalho iniciará na localidade de Bom Recreio, para atender agricultores, especialmente associados da Agroleite, explica a secretária Eloísa Bedin, que deliberou sobre a campanha de vacinação. Inicialmente, segundo a médica veterinária  Juliana  da Silva -  chefe do Núcleo de Pecuária  do município, a vacinação será feita nas propriedades rurais e aplicada em terneiras  de 3 a 8 meses.

A mobilização visa prevenir ação da bactéria  que prejudica o potencial  reprodutivo do rebanho. Além de causar prejuízo ao rebanho, existe o perigo de contaminação humana da zoonose, quando ocorrer o contágio pelo consumo do leite cru, ou não pasteurizado. O programa de atenção à bacia leiteira do município prevê, ainda, etapa de análise de vacas adultas,  para afastar perigo da brucelose no rebanho adulto. O controle da brucelose se tornará atividade permanente nas propriedades rurais de Passo Fundo.

Atualizado em 20 de março de 2009.