Coleta de embalagens de agrotóxicos cresce 24% no interior

Coleta de embalagens de agrotóxicos cresce 24% no interior

A Secretaria do Interior mobilizou as comunidades  do interior de Bela Vista, Pulador, Bom Recreio, Santa Terezinha, Santo Antão, Santa Gema, Santo Antônio do Capinzal, Nossa  Senhora das Graças, São Roque, São Valentim, São Braz, Burro Preto e Sede Independência para a coleta das embalagens vazias de agrotóxicos, utilizadas nas propriedades rurais. Neste ano foram coletadas mais de 10 mil unidades, 24% a mais que em 2008. A secretária do interior, Eloísa Bedin, observa que a preocupação com a preservação  ambiental é crescente, e já faz parte  da consciência dos produtores do interior.

As atividades preparatórias foram providenciadas com a colaboração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Cinbalagens e Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas. Foram estabelecidos 12 pontos de recolhimento nas localidades do interior, obedecidos os locais e horários, para adoção das cautelas, segundo informa Marcos Lima, da Secretaria do Interior, que teve atuação permanente na operação, com a colaboração dos técnicos de entidades cooperadoras.

O volume  do material coletado neste ano, supera a quantidade arrecada no ano de 2008,  em 1.941 unidades. No ano passado foram coletadas 8.136 embalagens. Em 2009 foram coletadas 10.077  embalagens  vazias  de agrotóxicos, com o mesmo número de tampas.

O material sujeito a contaminação, coletado para ser submetido a tratamento, foi discriminado em: 764  sacos plásticos, 4.094 embalagens de 1 litro, 3.225 embalagens de 5 litros plásticos, 164 embalagens de 10 litros, 1.813  de 20 litros plásticos e 17 embalagens de metal para 20 litros.  O material coletado será encaminhado para processo de descontaminação, iniciado a partir da tríplice lavagem.    

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 18 de março de 2009.