Bela Vista escolhe prioridade no orçamento cidadão

A comunidade do distrito de Bela Vista optou pela construção de uma quadra poliesportiva, para aplicar os R$ 50 mil destinados pela Prefeitura, dentro do Orçamento Cidadão. A votação aconteceu na noite de quarta-feira, no salão comunitário do distrito, com a participação de 96 moradores. O prefeito Airton Dipp participou do encontro e falou sobre a importância das decisões tomadas em conjunto com a comunidade, dentro do processo do orçamento cidadão e também destacou as obras que deverão ser realizadas em Bela Vista, previstas dentro do programa Pró-cidades, do BID. “ Vamos fazer a ligação asfáltica da sede do distrito até a RS 324. Isto vai facilitar o acesso dos moradores e o escoamento da produção local”, garantiu o prefeito.

Depois de acompanhar atentamente as explicações do secretário de Planejamento Rene Cecconello, a comunidade defendeu algumas das propostas que seriam votadas a seguir. Foram apresentadas 4 propostas iniciais, porém uma foi retirada de votação por ser inviável. “Não podemos votar a construção de uma capela mortuária sem ter o terreno para construí-la”, explicou Cecconello. Na verdade a votação teria que ser direcionada à compra do terreno, e por conta disto foi retirada da pauta.  A comunidade pode escolher entre construir uma quadra poliesportiva, adquirir implementos agrícolas, como um nivelador pesado e dar segmento a pavimentação da sede do distrito até o cemitério municipal local. A maioria optou pela construção da quadra, já que, como defendeu uma das moradoras presentes, muitas pessoas se deslocam para a cidade para a prática de esportes, por não haver local adequado na comunidade. “ A quadra será de todos, embora  tenha previsão de ser construída junto ao terreno da escola”, disse a secretária do Interior, Eloísa Bedin, que acompanha as votações distritais.

Os moradores da zona rural começaram a participar das decisões do Orçamento Cidadão neste mês e ainda em 2009 serão chamados novamente a escolher sua prioridade, porém desta vez para o ano de 2010. “Talvez, quando a comunidade for chamada novamente a decidir onde investir o dinheiro do OC, a obra escolhida nesta noite ainda não tenha sido concluída. Temos o prazo até o final do ano para executar a construção da quadra e precisamos enviar para a câmara o projeto do próximo orçamento até o mês de setembro”, explicou Cecconello.  Nesta quinta-feira é a vez da comunidade da Sede Independência, se reunir no salão Nossa Senhora dos Navegantes, para escolher como e onde vai aplicar o dinheiro do Orçamento Cidadão. O encontro está marcado para as 20h e todos os moradores podem votar.

Atualizado em 19 de fevereiro de 2009.