Sema alerta para os riscos do consumo de carne sem inspeção

Devido a freqüente incidência de enfermidades encontradas como: tuberculose, cisticercose - pipoca da carne -, que são transmissíveis ao homem e podem ocasionar sérios problemas de saúde, o Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria da Agricultura, alerta para que os consumidores tenham cuidado ao adquirir produtos de origem animal. O secretário da Agricultura, Marcos Susin alerta aos consumidores para que adquiram produtos de origem comprovada e com carimbo dos serviços de inspeção, evitando desta forma riscos desnecessário à sua saúde.
O secretário explicou que o Serviço de Inspeção Municipal, juntamente com a Vigilância Sanitária, vem desenvolvendo ações nos abatedouros e nos pontos de vendas no sentido de preservar a saúde pública. Marcos Susin disse que novas ações vão ser feitas, não no sentido policialesco, mas com objetivo de inspecionar as condições de estocagem e de comercialização de produtos de origem animal, onde podem ocorrer algumas infestações. Isso, segundo ele, pode ocorrer devido a questão da temperatura inadequado dos produtos. Susin revelou que, a Secretaria da Agricultura contratou uma veterinária para monitorar o processo de produção e para auxiliar os feirantes da Feira do Produtor, que tem abatedouros. Com isso, de acordo com o secretário, busca-se uma evolução gradativa na qualidade da fabricação de produtos de origem animal.
O secretário Marcos Susin disse que o processo vem evoluindo satisfatoriamente, citando como exemplo, a inauguração em breve de um abatedouro da família Dornelles, no distrito de São Valentin. Segundo ele, é um projeto piloto muito interessante com todas as condições higiênicas e sanitárias para um abatedouro. Susin disse que as inspeções nos abatedouros não são no sentido de fechar, mas sim de auxiliar os proprietários. Para o secretário, as inspeções tem como objetivo preservar a saúde pública, mas tendo também uma visão clara, da importância do empreendimento do pequeno produtor no sentido de que possa continuar produzindo.

O secretário Marcos Susin.

Atualizado em 5 de abril de 2006.