Programa incentiva cultivo da cana-de-açúcar
A Secretaria Municipal da Agricultura-Sema, em parceria com a Emater Municipal, está desenvolvendo um programa de fomento ao cultivo de cana-de-açúcar. O secretário da Sema, o engenheiro agrônomo Marcos Susin, explica que o objetivo é introduzir o cultivo de variedades de cana-de-açúcar com alto teor de açúcar, buscando incentivar a expansão da área cultivada com a cultura, proporcionado mais uma fonte de renda para os agricultores.
O secretário afirma que o programa é uma alternativa para que o pequeno agricultor tenha mais uma fonte de renda em sua propriedade. Ele argumenta que a cana-de-açúcar é uma matéria prima importante, pois a partir dela pode-se conseguir vários produtos como o melado, o açúcar mascavo, a cachaça, entre outros. Para isso, a Sema buscou no município de Jaboticaba uma variedade de cana-de-açúcar mais evoluída em termos agronômicos para distribuir aos agricultores. A Secretaria adquiriu 3,5 toneladas de toletes da cultura.
Os toletes de cana foram repassadas às famílias pertencentes à Associação dos Trabalhadores Rurais de Bom Recreio. Os técnicos da Emater Municipal estão apoiando os agricultores no manejo e plantio de cana para que a cultura possa ser levada a bom termo. O secretário Marcos Susin explica que os agricultores que receberam os toletes de cana( pedaços) , devem multiplicá-los para que no próximo ano, o programa possa ser expandido para outros produtores.
Sema buscou os toletes de cana em Jaboticaba.
Agricultores de Bom Recreio foram beneficiados pelo programa.