SEMA elabora programa para incentivar avicultura
A Secretaria Municipal de Agricultura-Sema está iniciando o processo de formatação de um programa especifico, buscando a potencialização da avicultura em Passo Fundo, num curto prazo. Para isso, uma comissão formada pelos secretários da Agricultura, Marcos Susin, do Desenvolvimento Econômico, Marcos Cittolin, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, vereador Rui Lorenzato e o representante da Associação dos Avicultores vinculados à Doux Frangosul, Valdir Pollo esteve visitando municípios da região de Montenegro em busca de subsídios.
O secretário Marcos Susin explicou que a comissão foi em busca de informações sobre políticas públicas de incentivos não só à instalação de aviários, mas para potencializar aptidões na área de leite, suinocultura e reflorestamento. Segundo o secretário, o município de Tupandi desenvolveu uma política de incentivo à avicultura muito interessante, com resultados positivos no retorno do ICMS. Susin disse que num primeiro momento, o Município bancou inclusive o pagamento dos juros de empréstimos concedidos aos produtores durante um período de oito anos. Além disso, a Prefeitura fornecia a cobertura dos aviários, telas e lonas internas. Hoje, segundo Marcos Susin, como o setor já alcançou um bom grau de desenvolvimento, a Prefeitura continua entrando apenas com o pagamento dos juros dos empréstimos e com a terraplenagem.
Marcos Susin afirma que a comissão colheu importantes dados, como leis de incentivos existentes nestes municípios – Tupandi e Pareci Novo – no sentido de buscar uma condição diferenciada para agregar a estrutura que o setor já conta em Passo Fundo. A intenção, de acordo com o secretário, é dar condições para que os produtores possam investir em aviários para dar evasão à necessidade da Doux Frangosul. O secretário Marcos Susin garante que a avicultura tem um espaço muito grande para crescer em Passo Fundo, pois aqui está instalada a maior unidade da Doux Frangosul do Brasil. Para o secretário, é preciso aproveitar essa potencialidade. Susin explica que a administração Dipp-Corralo está buscando essa alternativa, juntamente com a Doux Frangosul e a Associação dos Avicultores, para que o produtor faça a adesão e procure viabilizar economicamente seu empreendimento com geração de mais empregos e impostos.
O secretário Marcos Susin.