Prefeitura ajuda carroceiros na alimentação de cavalos

A Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), juntamente com a Coordenação das Associações de Bairros (CAB), distribuíram sacas de sementes de azevém que servirão de alimento no inverno para animais de frete.

Estes animais, utilizados tanto para tração como para lazer, vão se beneficiar do plantio das azevém que serão semeadas em terrenos baldios, para que os cavalos aproveitem a pastagem destes locais.

Os bairros, Bom Jesus, Alvorada, Zachia, Loteamento Umbu, Valinhos, Donária e Tupinambá já receberam as sacas, através dos respectivos presidentes de bairro, que as distribuíram aos proprietários de animais de tração.

Os beneficiados são os proprietários de carroças e carretas, e também a comunidade local, onde terão os terrenos baldios limpos através do plantio de sementes para forragem de inverno para os animais.

A quantia doada para cada bairro variou de acordo com o tamanho do terreno. Foram entregues sacas de 20 quilos para cada área de 1 hectare.

O prefeito Airton Dipp deliberou que o CAB discutisse a melhor forma de repassar ajuda aos gaioteiros, a fim de dar condições ao trabalho de tração animal.

O resultado do plantio do azevém poderá ser percebido no próximo mês. No ano que vem será feito um cadastro para distribuição das sementes inclusive da aveia, o que deverá beneficiar maior número de pessoas.

“Este é um projeto que deve ser melhorado, para beneficiar mais famílias de baixa renda. E percebemos que as pessoas que dependem da coleta seletiva de lixo, têm como instrumento de trabalho carroças que fazem a coleta dos materiais para a reciclagem”, explica o coordenador do CAB, Gilberto Simor.

Atualizado em 28 de junho de 2005.