Plano emergencial recupera 200 quilômetros de estradas

A Secretaria Municipal da Agricultura já recuperou emergencialmente cerca de 200 quilômetros de estradas no interior de Passo Fundo, buscando dar melhores condições de trafegabilidade para o escoamento da produção. O secretário da Agricultura, Marcos Susin afirma que no início da administração Dipp-Corralo foi elaborado um plano emergencial para recuperar as estradas dos distritos, que estavam em precárias condições. O secretário assinala que a recuperação e manutenção das estradas é uma prioridade da administração.

Neste sentido, Marcos Susin esclarece que foi elaborado um plano emergencial num primeiro momento para recuperar as estradas, visando naquela ocasião, o escoamento da safra de milho e de soja. O secretário explica que devido à seca ocorreram dificuldades operacionais, pois o piso das estradas estava com problemas mas, mesmo assim, foi iniciado o processo de recuperação pois, caso contrário, não haveria tempo de deixá-las em condições para o escoamento da safra. O roteiro de recuperação começou pelo distrito de São Roque, estrada de São Braz e hoje a equipe da Divisão de Interior da Sema já está trabalhando na localidade de Capingüi.

Foram feitos trabalhos de nivelamento, patrolamento e empedramento. O secretário Marcos Susin admite que o trabalho está um pouco atrasado, mas garante que o plano emergencial que foi estabelecido com o prefeito Airton Dipp será levado a termo. Segundo ele, posteriormente deverão ser estabelecidos, junto com as comunidades do interior, trechos específicos para recuperação e um novo padrão rodoviário, com obras de arte, dentro de um contexto orçamentário e técnico operacional. Marcos Susin explica que reconhece as reclamações dos produtores rurais, mas que como gestor público tem que ter uma visão do todo. O secretário considera que a administração está ainda devendo para o interior no que diz respeito à recuperação de estradas. Porém, Susin garante que a administração está trabalhando seriamente para atender essa que é a principal reivindicação do homem do campo. “A recuperação e manutenção das estradas é o carro chefe da SEMA”, concluiu o secretário.

Secretário confere de perto a recuperação das estradas.

Atualizado em 25 de maio de 2005.