Passo Fundo ultrapassa 50% da iluminação pública em LED

Prefeitura instalou mais de 10 mil novas luminárias, em 34 bairros, garantindo mais segurança à população

Passo Fundo já tem 51% da iluminação pública em LED. A Prefeitura instalou mais de 10 mil novas luminárias em 34 bairros e ruas estratégicas para a mobilidade urbana. A substituição das lâmpadas de vapor de sódio faz parte do Programa de Modernização da Iluminação Pública, que tem como objetivo trazer mais segurança para a população, além de economia ao Município.

O prefeito Pedro Almeida considera que esta é uma marca importante para a cidade e que tem a aprovação dos moradores. “No ano passado, nós anunciamos que, até 2024, teríamos a metade da iluminação em LED. Nos primeiros quatro meses, já passamos do percentual que foi estimado, melhorando muito a visibilidade e ampliando a segurança das comunidades durante a noite”, avalia.

Conforme o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre Mello, o indicador atualizado pela RGE aponta que Passo Fundo tem 19.984 pontos de iluminação pública. “Dividimos o programa em etapas. Com duas realizadas, atingimos mais de 10 mil luminárias. Nos próximos dias, teremos a terceira fase, que está em licitação, e deveremos chegar a 80% com mais 8 mil novas luminárias em LED na cidade”, afirmou.

Na primeira fase do programa, foram instaladas 2.145 luminárias em diversos bairros. Nesta segunda fase, foram 5.641 dispositivos. Um dos principais critérios é beneficiar, primeiramente, as regiões mais afastadas e que permitiam a instalação de LED em sua totalidade.

Em paralelo ao programa de troca nos bairros, a Prefeitura segue fazendo a qualificação da iluminação pública da cidade de acordo com as obras realizadas, como as ciclovias da Avenida Rui Barbosa e da Avenida Brasil, nos bairros Petrópolis e Boqueirão, a praça do Largo da Literatura e as avenidas Presidente Vargas, Scarpellini Ghezzi e Araucária.

Nesta semana, a empresa contratada está realizando os serviços de troca da iluminação no bairro Donária. Também recebem os serviços os bairros Santa Marta, Vinte de Setembro e Força e Luz.

Regiões com nova iluminação em LED
Bairro Secchi (Cohab II)
Entorno do Hospital Municipal
Vila Xangri-lá