Para a exploração do Serviço de motoboy por pessoa jurídica, será autorizado através credenciamento e da emissão da licença ao motociclista profissional de cada motocicleta, nos termos do Art 3º e 4º da lei municipal 4.637/2009.
Legislação: Lei Municipal nº 4.637, de 23 de dezembro de 2009, Decreto 150/2006.
Etapas para a realização deste serviço
- Para acessar o serviço eletrônico, o requerente deverá ter uma senha (credencial), certificado digital habilitado ou acesso ao GOV.BR. Caso não tenha, poderá clicar em “Criar Credencial” na tela de autenticação ou clique aqui para realizar o cadastro. Após o cadastro, o requerente receberá a credencial no seu e-mail.
- O início do processo dar-se-á a pedido da parte interessada, de forma online, pelo site de serviços da prefeitura mediante cadastro de usuário e chave de acesso ou certificado digital.
- Como solicitar online: Clicar no botão “Acesso ao sistema” e informar sua senha, após, selecionar o assunto: LICENÇA PARA SERVIÇO DE MOTOBOY e anexar os documentos conforme relação abaixo.
- Na instauração do processo, o requerente receberá em seu e-mail o número do protocolo para acompanhamento do processo e emissão da certidão.
- Como emitir: Clicar no botão “Acompanhar solicitação” e informar sua senha. No programa Meus Processos, informar o exercício do processo e clicar no botão recuperar. Clicar sobre o processo desejado e verificar na aba anexo se a licença está disponível e assinada.
Documentos Necessários
- Para emissão de licença para o motociclista – pessoa física:
- Carteira nacional de habilitação;
- Certificado de registro e licenciamento veicular (CRLV);
- Curso especializado, nos termos da regulamentação do Contran;
- Comprovante de endereço;
- Folha corrida (certidões negativas de antecedentes criminais).
- Para credenciamento de pessoa jurídica:
- Cartão CNPJ;
- Contrato social/Estatuto/Ato Constitutivo;
- Ata de posse da última diretoria;
- Comprovante de endereço da sede da empresa no município de Passo Fundo;
- Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União;
- Certificado de regularidade do FGTS ou declaração de que não possui funcionários;
- Certidão negativa de protestos;
- Carteira de trabalho(CTPS) de todos os motoboys vinculados à empresa;
Para os casos de solicitação de credenciamento da empresa com emissão de licença para cada motociclista vinculado, deverão ser anexados os documentos relacionados no item “Documentos Necessários – para emissão de licença para o motociclista – pessoa física”, para todos os respectivos motociclistas e motocicletas, podendo ser utilizado o Botão “Adicionar Mais Anexos”.