Assinado nesta sexta-feira, no gabinete do Prefeito Airton Dipp, o contrato de Estudo de Viabilidade da Plataforma Logística Multimodal/Intermodal com a empresa M. Storti

Assinado nesta sexta-feira, no gabinete do Prefeito Airton Dipp, o contrato de Estudo de Viabilidade da Plataforma Logística Multimodal/Intermodal com a empresa M. Storti de Porto Alegre. A empresa realizará, um estudo de mercado, num raio de 300km e análise de possíveis locais de implantação da Plataforma. Numa segunda etapa será feita uma pré-análise do potencial do setor de transporte logístico de Passo Fundo e região, para um raio de 50km e também uma avaliação estimada do uso para transporte de carga das vias terrestres, ferroviárias e da possibilidade de fazer uso do transporte aéreo. A M. Storti começa os trabalhos nesta segunda-feira, 19, e tem prazo de 180 dias para entregar os relatórios.
Segundo o vice-prefeito, Rene Cecconello, o transporte multimodal representa o movimento de mercadorias que utiliza dois ou mais modos de transporte, usando em grande parte ferrovias, sem manipular a mercadoria nos intercâmbios de modo. “Estou convencido que Passo Fundo irá para outro patamar no desenvolvimento econômico, porque na história nós tivemos um momento significativo quando foi implantada a ferrovia, outro momento importante quando nós tivemos ensino e pesquisa, com a UPF e EMBRAPA e no último período tivemos a economia baseada em dois fatores fundamentais, o comércio e a prestação de serviços. E agora, a partir da iniciativa do governo municipal, avançamos para intensificar a industrialização do município, com novas empresas e o crescimento das empresas locais. Esse novo momento, com a plataforma, nos faz praticamente fechar todo um ciclo virtuoso do desenvolvimento. Quando estivermos com a plataforma consolidada, não só Passo Fundo, mas toda região será beneficiada” concluiu.
A empresa contratada também fará uma análise de demanda de uso da plataforma logística intermodal considerando as potenciais empresas interessadas em usar a plataforma logística avaliando as necessidades de transporte e/ou armazenamento na região. Por fim, análise de potenciais investidores e/ou operadores da Plataforma.
O prefeito Airton Dipp destacou que esse empreendimento se trata de uma catalisadora de investimentos para os mais diversos setores econômicos.
“Todo segmento econômico é fundamental para Passo Fundo, porém, a logística gera empregos extremamente necessários”, afirmou.