Demandas da baixada da Lucas mais próximas da solução
Foi publicado nesta semana o edital de licitação para contratar uma empresa que irá fazer o projeto para a solução dos problemas de alagamento na baixada da Lucas Araújo. Conforme o secretário de Planejamento Rene Cecconello, a empresa que vencer a licitação vai apontar no projeto todas as medidas necessárias para resolver os problemas daquela localidade, inclusive indicando a eventual necessidade de remoção de famílias que moram nas margens da sanga da Lucas.
Um levantamento sócio-econômico e topográfico já foi realizado no local, avaliando a situação de cerca de 31 famílias que moram a uma distância de 15m de cada margem. O tema também já foi tratado junto ao Ministério Público. Ficou definido que parte da canalização será feita em galeria fechada e parte galeria aberta, com a construção de taludes. Também devem ser executadas obras para fossa e filtros coletivos, o que deverá minimizar o descarte de esgoto doméstico na sanga.
Historicamente a baixada da Lucas Araújo sofre em dias de chuva forte. Geograficamente, o local recebe toda a água desde o Quartel da Brigada Militar até a Rua Daltro Filho, esquina com a na Presidente Vargas.
A empresa a ser contratada deverá ainda apontar custos e todos os dados técnicos necessários à obra. A verba para a realização das melhorias será do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, criado a partir do novo contrato firmado entre a Prefeitura Municipal e a Corsan.
A abertura das propostas desta licitação está marcada para o dia 27 de janeiro.