Planejar o crescimento e desenvolvimento do município, foi o objetivo do encontro ocorrido nesta terça-feira entre o Executivo e os moradores de dois bairros.

Planejar o crescimento e desenvolvimento do município, foi o objetivo do encontro ocorrido na noite desta terça-feira entre os moradores dos bairros Santa Marta e Integração, e líderes da Prefeitura Municipal e da empresa vencedora da licitação para elaborar um plano urbanístico para a região. Na sede da associação de moradores do bairro Santa Marta, centenas de pessoas conheceram detalhes do diagnóstico do Plano Urbanístico Local da Região Sudeste do município, ação que está inserida no Programa de Desenvolvimento Integrado de Passo Fundo do BID.
Entre os temas abordados no estudo, foram apontadas urbanização esparsa e ausência de centros de bairros, conflito entre usos industrial, residencial e conservação ambiental, carência de equipamentos de esporte e lazer e demandas por equipamentos de educação e saúde.
Acompanhado de secretários municipais, o vice-prefeito Rene Cecconello, que na ocasião representou o prefeito Airton Dipp, e abriu o encontro, destacou que esse trabalho começou a ser feito no mês de fevereiro, e já teve sua primeira etapa concluída. Segundo ele, esse estudo servirá para definir as necessidades para o crescimento ordenado dos setores 8 e 9 de Passo Fundo, consideradas áreas de expansão prioritárias da cidade. “Precisamos ter um crescimento ordenado e planejado. Aqui é fundamental, é o nosso primeiro passo”, disse.
Sobre questões que estavam colocadas antes mesmo desse diagnóstico, como ruas e loteamentos já abertos, e ruas não pavimentadas, ele disse que o Executivo buscou recursos para pavimentação, e que isso foi possível pela credibilidade e crédito adquirido pelo atual Governo. Na oportunidade, também foi anunciado que na última semana, o prefeito Dipp assinou o contrato com as empresas que vão realizar essas obras de pavimentação. Nesse projeto estão mais de R$ 25 milhões entre recursos do PAC 2 e recursos próprios. Empreitada que inclui rede coletora de esgoto cloacal, rede pluvial, meio fio, e calçada de 1 metro e 30 centímetros de cada lado da via. A previsão de início das obras é para a segunda quinzena de julho
Na explanação da empresa, que identificou as necessidades destas áreas e projetou a ocupação destes espaços pelos próximos 30 anos, também foi mostrado inclusive o que poderá acontecer nos próximos anos se a ocupação destas regiões continuar sendo feita de forma desordenada.