Prefeitura e Coprel assinam contrato para fornecimento de internet em espaços públicos

Além das 40 praças contempladas pelo programa Viva a Praça, projeto prevê a expansão para outros prédios e equipamentos públicos, como a Escola das Profissões e o Parque Banhado da Vergueiro

Ampliar o acesso dos passo-fundenses à internet nos espaços públicos, democratizando a ferramenta e possibilitando que um número maior de pessoas utilizem os serviços digitais da Prefeitura de Passo Fundo, estão entre os objetivos do contrato assinado na manhã desta sexta-feira (04) entre o prefeito, Pedro Almeida; e o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello. A medida, explicou o chefe do Executivo, vai permitir a instalação da rede de internet em 54 espaços e equipamentos públicos até 2024. “É um investimento importante que a Prefeitura está fazendo na inclusão digital do município, além de se tratar também de um incentivo e uma aposta na inovação e na tecnologia como indutores do desenvolvimento econômico e social”, disse Pedro.

De acordo com o prefeito, o contrato assinado com a Coprel assegura a disponibilização de internet em 40 bairros contemplados com o programa Viva a Praça, além de viabilizar que a rede de acesso à internet wi-fi gratuita seja ampliada para outros equipamentos públicos, como o Parque Banhado da Vergueiro, o Parque da Gare, a Farmácia Central e a Escola das Profissões. “Até o final deste ano, 10 bairros vão receber o programa Viva a Praça, que contempla melhorias na infraestrutura das áreas de lazer e também acesso à internet, câmeras de videomonitoramento, novos brinquedos e reforço na iluminação. A internet tem sido cada vez mais uma ferramenta essencial no dia a dia e nós precisamos dar as condições de acesso para a população”, comentou Pedro.

O prefeito destacou ainda que a Administração Municipal está ampliando os serviços digitais oferecidos aos passo-fundenses e que o acesso gratuito à internet é uma das metas da gestão. “Hoje, diversos serviços podem ser solicitados através do aplicativo Cidadão Online Passo Fundo, por exemplo. E nós queremos que as pessoas, lá nos seus bairros, tenham condições de apresentar suas demandas ao Poder Público de forma mais facilitada”, observou Pedro, dizendo ainda que a inclusão digital é fundamental para o conceito de Cidade Educadora, que vem sendo trabalhado pelo Município desde a adesão ao programa internacional.

Sobre a parceria com a Coprel, o prefeito reiterou que a Prefeitura e a empresa já atuam em conjunto no programa ‘Campo Conectado’, que está levando acesso à internet para o meio rural. Para o presidente da Coprel, estes projetos desenvolvidos pelo Município colocam Passo Fundo como referência estadual nos investimentos em tecnologia. “Ter acesso à internet no meio rural é essencial, porque a permanência dos jovens no campo e o aumento da produtividade também estão atrelados às condições de vida no interior. A Coprel e a Prefeitura já fazem uma parceria de sucesso com o ‘Campo Conectado’ e agora, por meio deste contrato, estaremos juntos levando internet para a cidade”, ponderou Stefanello.

Cidade mais conectada
O secretário Municipal de Planejamento, Giezi Schneider, explicou que o contrato firmado entre a Prefeitura de Passo Fundo e a Coprel estabelece a instalação e o fornecimento de internet em 54 espaços e equipamentos públicos, incluindo os 40 locais destinados ao programa Viva a Praça. Segundo Schneider, até o final de 2022, 10 praças já receberão os serviços que, além do acesso à internet wi-fi gratuito, compreende ainda a instalação de câmeras de videomonitoramento, iluminação pública e novos brinquedos. “O contrato com a Coprel é resultado de um trabalho conjunto entre diferentes Secretarias da gestão municipal e foi construído para garantir a cobertura em pontos diversos de Passo Fundo, possibilitando que um número maior de pessoas seja beneficiado”, falou o secretário.
Com execução prevista para ser iniciada nos próximos dias, o contrato tem vigor até 2024 e, acrescentou o secretário de Planejamento, contempla, além das praças e áreas de lazer nos bairros, locais como o Parque da Gare, o Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango, a Farmácia Central, o prédio da Escola das Profissões, o Parque de Rodeios da Roselândia e praças centrais da cidade. “Conforme o contrato, a internet tem garantia de upload e download, fornecida por meio de fibra óptica, assim como fornecimento e gerenciamento de equipamentos para distribuição de rede Wi-Fi nas áreas públicas. É um investimento importante que vai nos gerar diversas oportunidades para promover a inovação”, declarou Schneider.

Também participaram do ato de assinatura do contrato, o vice-prefeito, João Pedro Nunes; secretários Municipais de Governo; os vereadores Evandro Meireles, Gio Krug, Wilson Lill, Eva Valéria Lorenzato e Altamir dos Santos (Gringo); o facilitador da Coprel, Luis Fernando Volpato; e o orientador da Coprel, Rodrigo Machado.

Foto: Michel Sanderi