Passo Fundo define propostas para Conferência Estadual das Cidades após debate com a sociedade

Passo Fundo concluiu a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades com a definição de oito propostas que serão levadas para a Conferência Estadual, marcada para os dias 29 a 31 […]

Passo Fundo concluiu a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades com a definição de oito propostas que serão levadas para a Conferência Estadual, marcada para os dias 29 a 31 de agosto, em Porto Alegre. O evento, que foi realizado nos dias 27 e 28 de junho na Atitus Educação, reuniu mais de 200 participantes e foi um marco na construção coletiva de soluções para o desenvolvimento urbano da cidade.

Além das propostas que serão encaminhadas à etapa estadual, os participantes também elaboraram sugestões voltadas à realidade de Passo Fundo, que já estão sendo avaliadas pelas secretarias competentes para possível implementação.

O secretário municipal de Planejamento, Giezi Schneider, ressaltou a importância do processo. “A conferência reforça o papel da participação social na formulação de políticas públicas. O planejamento urbano não pode ser feito de forma isolada, e sim com a escuta ativa da população. Esse encontro foi essencial para definirmos caminhos coletivos, equilibrando inovação, justiça social e sustentabilidade”, afirmou.

Sob o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a 6ª Conferência da Cidade contou com representantes do poder público, universidades, entidades empresariais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

A conferência foi organizada pela Prefeitura de Passo Fundo e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Integrado (CMDI), com envolvimento direto das secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Habitação e Regularização Fundiária, Inovação, além de entidades como UPF, Atitus, ACISA, SINDUSCON e AEAPF.

Durante os dois dias, os inscritos participaram de grupos de trabalho que discutiram cinco grandes eixos temáticos: habitação e regularização fundiária; mobilidade urbana; controle social e gestão democrática das cidades; sustentabilidade ambiental e emergências climáticas; e transformação digital e território.

As discussões resultaram em propostas que refletem os desafios e aspirações locais, ao mesmo tempo em que dialogam com as diretrizes nacionais para cidades mais inclusivas e sustentáveis.

A lista de delegados eleitos para representar Passo Fundo em Porto Alegre e as propostas completas estão disponíveis no site da Prefeitura, no link https://www.pmpf.rs.gov.br/6conferenciacidadepf/.