Passo Fundo já conta com 37,5 km de ciclovias e reforça investimento em mobilidade sustentável

Em Passo Fundo, a Prefeitura tem investido na ampliação da malha cicloviária como forma de incentivar a mobilidade urbana sustentável, promover mais segurança aos ciclistas e oferecer alternativas de deslocamento que priorizem […]

Em Passo Fundo, a Prefeitura tem investido na ampliação da malha cicloviária como forma de incentivar a mobilidade urbana sustentável, promover mais segurança aos ciclistas e oferecer alternativas de deslocamento que priorizem saúde e qualidade de vida.

Atualmente, a cidade conta com 37,5 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, distribuídos entre avenidas, parques e bairros. A rede tem sido constantemente revitalizada e expandida, consolidando Passo Fundo como referência no incentivo ao uso da bicicleta.

Além da infraestrutura física, o município aposta em iniciativas que estimulam o uso da bicicleta como meio de transporte prático e acessível. Um exemplo é o programa “PF Vai de Bici”, que oferece bicicletas compartilhadas em oito estações espalhadas pela cidade.

Para o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, as ações refletem o compromisso da administração com um futuro mais moderno e sustentável. “O uso da bicicleta é uma realidade no mundo todo, como meio de promover saúde e sustentabilidade. Significa modernidade, agilidade e praticidade no dia a dia. Passo Fundo está inserida nesse contexto. Nossa rede de ciclovias e o programa PF Vai de Bici são investimentos concretos na mobilidade urbana e no futuro da cidade”, afirma o secretário.

Schneider reforça que o município segue comprometido com o avanço de políticas públicas voltadas à mobilidade ativa, tornando Passo Fundo uma cidade cada vez mais conectada às boas práticas urbanas e à valorização dos ciclistas.

Neste 15 de abril, Dia Mundial do Ciclista, as ações da Prefeitura reafirmam o papel da bicicleta como parte fundamental na construção de uma cidade mais saudável, humana e sustentável.

Principais trechos
Avenida Brasil: com 5,41 km de ciclovia revitalizada recentemente, incluindo nova pintura e sinalização;

Avenida Presidente Vargas: com ciclofaixas de 1,5 metro de largura, ligando o Parque da Gare ao trevo de acesso à ERS-324;

Parques e bairros: ciclovias nos parques da Gare, Banhado da Vergueiro e Linear Sétimo Céu (bairro Petrópolis), além dos bairros Boqueirão, Santa Marta e São Cristóvão.