Revitalização do campo Fredolino Chimango

Recursos estão garantidos para a primeira etapa das obras do Centro de Esporte e Lazer

Um dos principais espaços de lazer e prática de esportes de Passo Fundo receberá uma grande obra de revitalização nos próximos meses. O anúncio da construção de um Centro de Esporte e Lazer no campo Fredolino Chimango foi feito nesta quarta-feira (19) pelo prefeito Pedro Almeida. Localizado no Centro, próximo do Antigo Quartel do Exército e do Hospital São Vicente de Paulo, o espaço é utilizado por famílias de diferentes regiões da cidade.
Com recursos garantidos através de verba federal e do programa Avançar do governo do Estado, ambos com contrapartida da Prefeitura, a primeira etapa de obras contempla quadra poliesportiva, quadra de areia, campo de futebol sete em grama sintética, revitalização da pista de caminhada, circuito multifuncional, playground e áreas de permanência para a comunidade. Todas as quadras e a pista de caminhada receberão iluminação projetada, distribuída pelo complexo. “O complexo Fredolino Chimango é um compromisso nosso. O espaço será todo requalificado para que as famílias possam usar durante o dia e à noite, e também as escolas da rede municipal possam oferecer atividades a seus alunos”, enfatizou Pedro.
O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), tendo como responsável a arquiteta Larissa Rezende, e considera a ampliação das modalidades esportivas e também a área de convivência para as famílias, visando democratizar ainda mais o espaço. Conforme o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, os materiais utilizados no projeto foram pensados projetando atribuir qualidade aos equipamentos e facilitar a manutenção do espaço.
O Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango terá área de 12,5 mil metros quadrados. Além dos recursos próprios da Prefeitura, ele será viabilizado através das verbas garantidas pela Secretaria Municipal de Captação de Recursos. Através do programa Avançar no Esporte RS, do governo do Estado, será investido R$ 1,6 milhão, com contrapartida de R$ 1,3 milhão do Município. Ainda, para complementação dos recursos, foram captados junto ao Governo Federal – Ministério da Cidadania, R$ 382 mil, com contrapartida de R$ 200 mil da Prefeitura. O investimento total da obra será de R$ 3,4 milhões, sendo R$ 1,5 milhão de contrapartida do município.
A previsão é que, a partir da próxima semana, a Secretaria de Planejamento inicie a preparação da documentação necessária para o processo licitatório que deverá ocorrer logo após o recebimento dos recursos obtidos no Programa Avançar. Através do processo será definida a empresa que irá executar a obra.