Objetivo é um hospital moderno, equipado e à altura das demais unidades do município

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, anunciou nessa segunda-feira (6) a licitação do Hospital Beneficente César Santos, o Hospital Municipal. Ele confirmou a publicação do edital para esta terça-feira (7).
O processo iniciou ainda na primeira gestão de Luciano, caracterizado por um projeto que une ambientes modernos projetados para atendimentos mais humanizados. Para o prefeito Luciano Azevedo, o Hospital Municipal sempre foi uma das prioridades. “Este é um dos fatos mais marcantes do nosso período na Prefeitura nesses cinco anos. É um momento histórico para a saúde de Passo Fundo. As obras de reforma e ampliação irão recuperar essa casa de saúde com mais estrutura para atender as pessoas”, afirmou Luciano.
Um hospital moderno, equipado e à altura das demais unidades do município. Assim o diretor do Hospital Municipal, Róger Teixeira Borges, vê o projeto de reforma e ampliação que será concretizado através da licitação. “Esta talvez seja a mais importante notícia desta gestão, o que demonstra o comprometimento do governo do prefeito Luciano com Passo Fundo, além de uma grande responsabilidade com as coisas públicas. Há muitos anos a comunidade espera esta obra que trará incalculáveis benefícios. É um olhar de atenção à saúde e às pessoas”, ressaltou ele.
O projeto
A reforma, em uma área de 1.043,44 m², abrange Pronto Atendimento Pediátrico Adulto e Pediátrico, Centro de Diagnóstico, Recepção e fachadas. Já a parte da ampliação, em uma área de 2.643,15 m², engloba Centro de Diagnóstico – incluindo sala para tomógrafo, Pronto Atendimento Adulto, farmácia interna, setor administrativo e setor de apoio logístico.
A primeira fase da obra de reforma e ampliação do Hospital Municipal amplia a área de leitos de 35 para 54, com a criação de 19 leitos – sendo 12 leitos psiquiátricos. Ainda, 20 leitos serão reformados. Entre outras intervenções estão previstas: dois elevadores novos, troca de gerador de energia e novas instalações elétricas, hidráulicas e de gases.
A secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, apresentou o projeto do novo Hospital Municipal durante o ato de anúncio da licitação. Segundo ela, o projeto de reforma e ampliação está sendo desenvolvido desde 2014 e já tramitou em todas as instâncias de aprovações. “Após a conclusão das obras o Hospital cumprirá importante papel na rede de atendimento de saúde da cidade, qualificando ainda mais os serviços oferecidos atualmente pelo sistema. Passo Fundo recebeu o reconhecimento da Revista IstoÉ como Melhor Cidade Média do Brasil na Área da Saúde, o que reforça ainda mais a relevância desta obra”, observou.
O investimento total da obra é de mais de R$ 8 milhões entre recursos federais e de contrapartida do município. A captação de verbas federais foi feita com emendas dos ex-deputados Beto Albuquerque e Luiz Carlos Busato, além dos atuais deputados: José Stédile, Carlos Gomes, João Derly, Dionilso Marcon e Marco Maia.
(Foto: Alex Borgmann)