Cidade do Amanhã: primeira reunião

Em novembro começarão os encontros de abertura com os alunos nas escolas

O projeto Cidade do Amanhã, que tem o objetivo de incluir as crianças na metodologia participativa do processo de revisão do Plano Diretor, teve a primeira reunião realizada nessa semana. Após a abertura do edital para qualquer escola do município participar, foi iniciado o processo de diálogo para colocar em prática a metodologia.

Pela iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Planejamento, o edital foi aberto para todas as escolas de Passo Fundo com foco em turmas a partir do 3º ano, com alunos entre 9 e 14 anos. “Fizemos a primeira reunião com as escolas que responderam ao edital. Serão mais de 300 alunos envolvidos no processo”, destacou a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert. As escolas participantes são: Escola Municipal de Ensino Fundamental Cohab Secchi (CAIC); Escola de Ensino Fundamental Wolmar Salton; Escola de Ensino Fundamental St. Patrick; e Escola Notre Dame Menino Jesus.

A participação cidadã para pensar a cidade deve ser incentivada sempre e começar com um trabalho voltado para as crianças, que desde cedo aprendem a cuidar do lugar onde vivem. A partir disso, o conteúdo desenvolvido pelas crianças fará parte do documento de diagnóstico oficial da revisão do Plano Diretor. A metodologia será baseada na interpretação lúdica da cidade e do bairro, buscando entender a visão da criança sobre seu espaço.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Planejamento em parceria com as secretarias de Educação, de Segurança e de Meio Ambiente. Em novembro começarão os encontros de abertura com os alunos nas escolas. O objetivo é apresentar os conceitos de planejamento e desenvolver a percepção e leitura do espaço urbano. O resultado dos trabalhos de diagnóstico serão entregues e expostos para conhecimento público em dezembro.

(Foto: Divulgação)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 31 de outubro de 2017.