Processo começa a sair do papel com a sanção do projeto de lei

Mais um passo foi dado para garantir que a antiga estação férrea do Parque da Gare seja um ponto de referência gastronômico e cultural. O prefeito Luciano Azevedo sancionou a lei que garante o processo de licitação para realizar a concessão do espaço.
A lei autoriza que o Executivo conceda à área por 10 anos, prazo que pode ser prorrogado por período igual. A concessão do prédio faz parte do projeto de revitalização do Parque da Gare, feito pela Prefeitura de Passo Fundo, e tem o objetivo de atrair diferentes grupos de usuários em diferentes horários, mantendo o espaço vivo e seguro através da apropriação do mesmo. “Agora o município inicia a organização da licitação em que todos os detalhes e exigências estarão colocados. Um grupo de secretários está trabalhando na montagem da licitação que será inovadora”, disse a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert.
O prédio já recebe artistas de toda a cidade que expõe seu trabalho. Para que as manifestações culturais permaneçam, a lei conta com uma emenda do vereador Alex Necker, que garante a continuidade da utilização da área por coletivos culturais, como conselhos, entidades e associações de artistas de forma gratuita. Sobre isso, a secretária de Planejamento ressalta que: “serão especificados as obrigações do locatário bem como o papel da cultura local no empreendimento. Sob esse aspecto, teremos o apoio do Conselho de Cultura que irá colaborar na elaboração do edital. Pretendemos ter o edital concluído para licitar neste semestre”, finalizou Ana Paula.
Construído entre 1898 e 1920, o espaço onde funcionava o antigo sistema do transporte ferroviário faz parte da história da cidade, sendo ponto de referência do desenvolvimento na época. Todas as características da arquitetura deverão ser conservadas, uma vez que o prédio é tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade.
Foto: Fabíola Hauch