Com os serviços concluídos, museus são abertos ao público nesta terça-feira (22)

O prédio que abriga o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR) ganha novas cores e contornos para receber a população passo-fundense. Após a restauração do espaço pela Prefeitura de Passo Fundo, os museus reabrem nesta terça-feira (22) com uma programação especial.
De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Ana Paula Wickert, os serviços realizados nos 400 metros quadrados do prédio contaram com a restauração das fachadas, incluindo recuperação de argamassas, infiltrações e esquadrias; correções no telhado; limpeza; pintura; iluminação externa; e nova marquise.
A intervenção da Prefeitura voltada aos museus devolve à comunidade mais um ambiente do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, formado ainda pela Academia Passo-Fundense de Letras, o Teatro Municipal Múcio de Castro e a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski – todos ambientes que receberam obras de restauração e reforma pela administração municipal.
O prefeito Luciano Azevedo destaca a importância em devolver espaços públicos que são patrimônios históricos para a comunidade. “Trabalhamos muito para cuidar dos prédios históricos que formam o complexo. Os museus são parte importante da cidade e devem fazer parte da vivência cotidiana das pessoas”, disse. Luciano ainda lembra que a Prefeitura também está realizando a revitalização do entorno do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto.
Entre a história e a arte
As equipes do MAVRS e do MHR, ligadas à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) da Universidade de Passo Fundo (UPF), planejaram o cronograma de exposições para 2016 e as atividades culturais dos 20 anos do Museu de Artes.
Para marcar a volta das atividades do espaço, nesta terça-feira (22), os dois museus oferecem programação. No MARVS, a partir das 19h30min, acontecerá a abertura oficial da exposição “A palavra ingrediente: receitas para uma arte cotidiana... hoje”, da artista Márcia Braga. O museu também apresentará a mostra “Diversidade do feminino”, da artista visual Daniele Stuani. Enquanto isso, o MHR trará a exposição “Vestígios arqueológicos”, que aborda expedições arqueológicas da década de 1970.
Confira a programação
“A palavra ingrediente: receitas para uma arte cotidiana... hoje”
Márcia Braga
MARVS
A exposição é resultado do trabalho de conclusão da artista Márcia Braga no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Junto ao evento, a artista também realizará a Aula Inaugural do Curso de Artes Visuais da UPF.
“Diversidade do feminino”
Daniele Stuani
MARVS
Com a intenção de representar as diferentes mulheres a partir de produções visuais, a mostra traz as criações da artista Daniele Stuani, junto as demais obras do acervo.
“Vestígios arqueológicos”
UPF
MHR
A exposição apresenta as expedições arqueológicas realizadas na década de 1970 pela UPF, quando foram descobertas diversas habitações subterrâneas indígenas na região. Além de apresentar uma amostra do acervo arqueológico do MHR, a exposição também conta com uma representação cenográfica da casa subterrânea.
Informações pelos telefones (54) 3316-8586 e (54) 3316-8587 ou pelos e-mails mavrs@upf.br e mhr@upf.br.
Foto – Alex Borgmann