A fase definitiva de implantação do parque foi anunciada nessa quinta-feira (03)

Esperado há mais de 15 anos pela comunidade, o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro começará a tomar forma nas próximas semanas. O início das obras da segunda etapa do projeto foi anunciado nessa quinta-feira (03) pelo prefeito Luciano Azevedo.
“Esta etapa representa uma grande conquista para a cidade, com a construção de um espaço totalmente integrado ao meio ambiente, e é a sequência do trabalho de recuperação dos espaços públicos de Passo Fundo”, ressaltou Luciano, lembrando outras obras em andamento como a revitalização do Parque da Gare e a criação do Parque Linear do Sétimo Céu, além de trabalhos já concluídos como a reforma do Teatro Múcio de Castro e as melhorias nas praças Marechal Floriano e Tochetto.
O promotor público Paulo Cirne acompanhou o anúncio e lembrou do inquérito civil que tramita há 16 anos com o objetivo de garantir destinação adequada à área. “O atual projeto é, sem dúvidas, o melhor dentre todos os apresentados anteriormente, pois consegue unir a questão urbanística com a preservação ambiental e ainda possibilita a utilização por parte da comunidade”, afirmou o promotor. Ele destacou ainda que o projeto tem importante viés ambiental e terá o acompanhamento do Ministério Público durante as obras.
O projeto prevê a construção do Centro de Educação Ambiental, com sanitários públicos masculino e feminino, saguão e recepção; além do espaço destinado para a Secretaria de Meio Ambiente. A praça ainda contará com playground, anfiteatro ao ar livre, área de contemplação, iluminação, paisagismo e colocação de bancos, lixeiras, pórticos e cerceamento em toda praça. O projeto propõe um desenho diferenciado, com elevação das passarelas para que as pessoas possam caminhar pelo parque e conhecer o seu bioma sem destruí-lo, além de trabalhar no sistema de captação de energia solar e água das chuvas, todas ações vão ao encontro da sustentabilidade e uma nova forma de interagir com o meio ambiente. Também serão realizadas a limpeza e despoluição das nascentes, recuperação da flora e preservação das espécies nativas.
“O Parque Ambiental Banhado da Vergueiro completa a estruturação de áreas verdes de grande porte, junto com o Parque da Gare e o Parque Linear na Rui Barbosa. Essas ações trazem melhoria de qualidade de vida para os moradores e também estão alinhadas com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico, que prevê a estruturação dos espaços públicos para que a cidade receba importantes investimentos”, explicou a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, que fez a apresentação do projeto. Ela lembrou que toda a discussão teve o acompanhamento de entidades ambientais como a Agenda 21 e que a obra também foi pensada para trazer o mínimo impacto ambiental possível.
A segunda etapa da obra tem custo estimado de R$ 2 milhões, em recursos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, e previsão de iniciar ainda no mês de dezembro. A primeira fase dos trabalhos foi concluída em setembro e incluiu abertura de ruas, pavimentação e construção das calçadas e da ciclovia.
Fotos – Alex Borgmann


