Obras complementares deverão recuperar o espaço que é patrimônio histórico

A revitalização do Parque da Gare, que iniciou em abril, já é considerada a maior obra de transformação de um espaço público em Passo Fundo e deve ganhar obras complementares em seu entorno, como a recuperação da antiga estação férrea.
Na manhã dessa terça-feira (01º), o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, anunciou a revitalização do prédio da estação férrea, considerado patrimônio público e afetivo da comunidade passo-fundense. A obra será realizada na parte superior, no prédio da antiga estação, englobando área externa e interna e o Largo Firmino Duro, na Rua General Canabarro.
“É um espaço especial da história da cidade que receberá a sua aguardada recuperação e deverá integrar-se ao novo Parque da Gare, sendo mais um local de convivência e lazer de Passo Fundo. Estamos resgatando as nossas raízes”, salientou o prefeito.
“Foram feitos alguns ajustes junto no contrato do BID, o que possibilitou através de saldos de licitações anteriores, os recursos financeiros para fazer esta obra complementar nesta parte histórica e afetiva da Gare, que é a estação férrea”, disse a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert.
No projeto, está prevista a execução dos seguintes serviços: reforma das calçadas de basalto na Avenida Sete de Setembro e na Rua General Canabarro; revitalização do muro da viação férrea com pintura; elevação da pista com asfalto em frente ao prédio da Gare, interligando com o novo prédio da Feira do Produtor; e pintura e requalificação do piso da plataforma. Ainda, deverá ser instalada a ciclovia que ligará a Rua General Canabarro ao Parque, além da drenagem pluvial na Avenida Sete de Setembro e na Rua General Canabarro.
A iniciativa prevê aumento dos pontos de iluminação pública e requalificação dos meios-fios na Avenida Sete de Setembro, além da renovação do mobiliário urbano, como lixeiras e bancos. Conforme a secretária Ana Paula, as obras devem começar na próxima semana e tem previsão de entrega no primeiro semestre de 2016. Nesta terça-feira (02), já começaram os estudos para as obras de drenagem da área da estação férrea.
Fotos – Alex Borgmann
