Os mais de 2 mil metros de tapumes da obra da Gare recebem pintura alusiva ao reflorestamento

A Prefeitura de Passo Fundo segue com as obras do novo Parque da Gare, que vai privilegiar a integração familiar. Numa parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do curso de Artes Visuais, os mais de 2 mil metros de tapumes do entorno da obra da Gare recebem nas próximas semanas a pintura de diversas árvores em uma releitura do reflorestamento, provocando a reflexão e a necessidade da preservação dos espaços públicos.
As ações são coordenadas pela professora Mariane Loch Sbeghen com os alunos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) “É a possibilidade da comunidade refletir sobre a transformação do Parque da Gare, mostrando o que a arte proporciona. Estamos desenvolvendo um projeto que trabalha a pintura de árvores, porque a árvore significa um ciclo, plantação e colheita. Assim, podemos fazer um reflorestamento cultural de um espaço importante para a comunidade”, conta a professora.
Os estudantes do 1º ano do ensino médio do Instituto Educacional Cecy Leite Costa também irão participar do processo de transformação dos tapumes durante as aulas de artes visuais. “Enquanto a Gare é um mistério para a população, temos a oportunidade de trazer a arte mais perto deles, ampliando a importância da grafitagem e o respeito ao espaço público”, conta Amábile Scorteganha, acadêmica do curso de Artes Visuais.
As obras seguem o cronograma previsto e no primeiro semestre de 2016 o parque deverá ser entregue à população. “A ação artística vem atrair o olhar para o parque e antecipa a apropriação deste importante espaço pela comunidade. A arte tem como objetivo sensibilizar para a importância do cuidado e da preservação do novo parque da Gare”, explica secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert.
Foto –