A Ciclovia Bernardo Martio, que já mudou o visual de uma parte da cidade e vem sendo utilizada pelas famílias e esportistas de Passo Fundo, foi oficialmente inaugurada

A Ciclovia Bernardo Martio, que já mudou o visual de uma parte da cidade e vem sendo utilizada pelas famílias e esportistas de Passo Fundo, foi inaugurada oficialmente nesse sábado (20), pelo prefeito Luciano Azevedo. Após a cerimônia, Luciano deu uma volta de bicicleta pela ciclovia, acompanhado por grupos de ciclistas e pessoas da comunidade.
Localizado ao longo do canteiro central da Avenida Brasil, o espaço tem duas faixas com extensão de 1,5 quilômetros de cada lado. Essa primeira etapa da ciclovia abrange as ruas Livramento, no Bairro Boqueirão, e Teixeira Soares, no Centro. O traçado foi estruturado entre os canteiros e sinalizado para travessia e orientação, preservando as características do local.
Para o prefeito Luciano Azevedo, a entrega da ciclovia representa um marco para Passo Fundo. “A ciclovia era um sonho antigo da nossa comunidade. Hoje entregamos um espaço que também servirá para caminhadas, dentro do espírito que temos de devolver a população de Passo Fundo os espaços públicos do município”, destacou. Conforme o prefeito, a ciclovia é resultado de um esforço conjunto de diversas secretarias e representa um passo importante na construção de uma cidade mais humana e que todos os passo-fundenses merecem.
Ivan Sciessere, que já utiliza o espaço, entende que a ciclovia serve como um importante incentivo ao esporte. “A ciclovia vem para garantir a integridade física do ciclista e incentivar o uso da bicicleta não só como lazer, mas também como meio de transporte para o trabalho”, afirmou Ivan.
A Ciclovia Bernardo Martio foi construída com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego e ser um local seguro para andar de bicicleta, seja para uso de trabalho, lazer ou desporto. Novos pontos deverão ser construídos em outras regiões da cidade.
O presidente do Grupo Pedal na Noite, Wanderlei Longhi, destacou que a ciclovia é uma conquista para todos. “É com muita satisfação que vemos esse sonho sendo concretizado. Pedalar na ciclovia é dez vezes menos perigoso do que na rua. Parabenizamos o prefeito pelo espaço e temos certeza que será um sucesso”.
Ciclovia Bernardo Martio
A primeira ciclovia do município leva o nome de Bernardo Martio, pioneiro do ciclismo passo-fundense. Martio nasceu em 20 de agosto de 1940. Apaixonado por bicicleta, a utilizava como meio de transporte e para participar de competições ciclísticas que eram organizadas em ruas e estradas de chão batido na década de 60.
Para Roberto Martio, filho de Bernardo, a homenagem significa um reconhecimento ao incentivo do pai ao uso da bicicleta e à participação em competições regionais, área que Bernardo se dedicou por cerca de 40 anos, sagrando-se campeão por anos consecutivos.
“Nos sentimos muito honrados com a homenagem. O ciclismo era uma paixão do meu pai. Lembro de momentos, quando menino, que eu o ajudava a treinar, contando as pedaladas. Espero que este espaço mantenha vivo o espírito do ciclismo em Passo Fundo e que sirva para que as pessoas utilizem cada vez mais a bicicleta”, declarou.
O hexa campeão brasileiro de ciclismo de montanha e bi campeão Pan Americano de ciclismo, Ricardo Machado, veio de Lagoa Vermelha para prestigiar a inauguração da ciclovia.