Cemitério Vera Cruz lança Guia de Visitação
Durante o ano de comemorações de 60 anos de Fundação do Instituto de Histórico de Passo Fundo (IHPF) e 30 anos de atividades do Arquivo Histórico Regional (AHR), o guia impresso revela os itinerários dos personagens que marcaram a fundação da Capital Nacional da Literatura.
O guia pode ser adquirido nos postos de informações da cidade, assim como no Central de Atendimento do Cemitério Vera Cruz. O material revela a arquitetura construída há mais de 100 anos na cidade. “Visitamos muitas vezes o cemitério com sessões de fotos, com o apoio da administração municipal, dos integrantes do Instituto, reunimos as informações para a construção do guia. Agora, quem visita o Cemitério da Vera Cruz poderá compreende com outro olhar o local que tem mais de cem anos de história”, conta o presidente do IHPF, Fernando Miranda.
Além de ser um local de lembrar a memória de entes queridos, os cemitérios também são lugares históricos, que abrigam dezenas de obras artísticas que fazem parte do patrimônio histórico da cultura local. “Temos o sentimento de desafio. A primeira etapa foi a produção foi atingida e, agora, a missão é continuar com a divulgação revelando que o Cemitério Vera Cruz é um local de lembrança e também de conhecimento”, contou a coordenadora do AHR, Gisele Zanotto.
A Prefeitura de Passo Fundo prestigiou o evento e a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, realizou uma palestra sobre patrimônio histórico e cultural. Para ela, “o cemitério Vera Cruz, além de ser o maior, contém diversas esculturas históricas da cidade. Poder conhecer esse espaço de grande valor artístico para nossa cidade é uma oportunidade de refletir a formação da nossa sociedade atual”, afirmou, Ana Paula.
O guia impresso será distribuído nas escolas da cidade, assim como os postos de informações e no Cemitério Municipal Vera Cruz.