Prefeitura realiza apresentação sobre programa financiado pelo BID

O encontro, realizado na Câmara de Vereadores, foi proposto pelos representantes da Casa Legislativa, a fim de que o investimento pudesse ser conhecido

A Prefeitura de Passo Fundo realizou uma apresentação sobre o Programa de Desenvolvimento Integrado de Passo Fundo (PRODIN), contemplado através do contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro, realizado na Câmara de Vereadores, foi proposto pelos representantes da Casa Legislativa, a fim de que o investimento pudesse ser conhecido.

A secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, ministrou a apresentação com o apoio da equipe composta pelo coordenador de Trânsito e Transportes, Gustavo Heurich; pela coordenadora técnica e de Fortalecimento Institucional, Regina Guimarães; pela coordenadora de Planos Urbanísticos, Cibele Fiori; e pelo coordenador de Desenvolvimento Econômico, Paulo Severo.

Apresentamos uma visão geral do contrato e do Programa que o Banco lançou para as cidades médias. Tudo gira em torno da melhoria da qualidade de vida da população. Quando o BID visitou a cidade, foi identificado que Passo Fundo não tinha zonas faveladas, comum em outras cidades. Desta forma, não optou-se por um programa de revitalização urbana, mas planejamento urbano”, ponderou a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert.

A estratégia possibilita saber onde está o problema de forma concreta, analisando toda a viabilidade para ações, além de pontos de maior carência. Isto indica, por exemplo, o planejamento de obras e de medidas prioritárias. Um exemplo é o Parque da Gare, que tem prioridade nos estudos para ser transformado em um parque regional – juntamente com os módulos do anel viário, planos de mobilidade e saneamento, entre outros.

Conseguimos ter dois planos de grande qualidade, que depois serão agrupados ao Plano Diretor para gerenciar todos investimentos em equipamentos urbanos, desde praças, escolas, unidades de saúde, enfim, tudo a partir de um diagnóstico que estruturará as ações a curto, médio e longo prazo”, explicou Wickert.

O programa

O PRODIN BID foi criado com a intenção de atender as cidades médias brasileiras que não apresentam um problema específico, mas uma série de situações. A ideia proposta preconiza transversalidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O valor total do Programa é de $19 milhões de dólares.

Para a realização do PRODIN BID em Passo Fundo, há a Unidade de Gerenciamento do Programa de Desenvolvimento Integrado (UGP), que detém a coordenação e a supervisão geral das ações, desde o segmento de finanças, obras, projetos e planos com a colaboração de consultores externos e demais setores da Prefeitura.

Dentro do Programa, quatro eixos norteiam os trabalhos: Transporte e Mobilidade; Desenvolvimento Urbano e Estruturação de Áreas Verdes; Desenvolvimento Econômico Local; Fortalecimento Institucional.

Resultados e projeções

Dentro das inúmeras ações do PRODIN, registra-se a conclusão do Estudo da Plataforma Logística, do acesso a Bela Vista e do projeto do acesso a São Roque. Em fase de finalização estão três itens: o anel viário trechos 1 e 2, o Plano Urbanístico Local e o Plano de Estruturação de Equipamentos.

Em andamento constam: o Plano de Mobilidade, o Plano de Saneamento, o Projeto de Revitalização Parque da Gare e Projetos de Escola. Por fim, em fase licitatória constam os trechos 3 e 5 do anel viário, o projeto do acesso a Bom Recreio, a limpeza do Rio Passo Fundo e o Plano de Desenvolvimento Local.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 19 de setembro de 2013.