Prefeitura e FUPF assinam convênio para elaboração do Plano de Saneamento

Passo Fundo terá um Plano Municipal de Saneamento. O convênio para elaboração deste Plano foi assinado na manhã desta quinta-feira.




Passo Fundo terá um Plano Municipal de Saneamento. O convênio para elaboração deste Plano foi assinado na manhã desta quinta-feira, no gabinete do prefeito Airton Dipp, entre a Prefeitura e Fundação Universidade de Passo Fundo.
O Plano é uma exigência da nova legislação federal, para que os municípios tenham um planejamento nos quatro componentes do saneamento básico, que são: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais e urbanas e manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana.
O Plano irá abranger além da área urbana, a área rural de Passo Fundo, com investimento total de R$788.770,19, onde R$600 mil são oriundos do PAC 2 (Programa de Aceleração de Crescimento) e o restante, do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, criado com o novo contrato com a Corsan.
A elaboração do Plano será acompanhada pela Prefeitura Municipal, através da coordenação técnica da Secretaria de Planejamento e também do Comitê Executivo formado pelas secretarias de Planejamento, Obras, Meio Ambiente, Transportes e Serviços Gerais, Saúde e também pela Corsan.
O Plano também conta com um Comitê de Coordenação formado por representantes do poder público, Corsan e sociedade civil. A aplicação dos recursos será fiscalizada pela Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades.
O prazo para elaboração do Plano é de um ano a contar da assinatura do convênio.
Durante a elaboração do Plano, toda a população deverá participar de reuniões organizadas nos próprios bairros, tendo assim uma mobilização social da comunidade voltada para este tema.
O prefeito Airton Dipp, demonstrou plena satisfação com o novo convênio: “Fizemos questão dessa assinatura com uma instituição tão séria como a Fundação. Quero ressaltar a importância de Passo Fundo contar com uma gestão qualificada em saneamento básico, isto é uma necessidade social e trará mais qualidade de vida aos moradores”, disse. O reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, garantiu uma coordenação e acompanhamento intenso dos técnicos na elaboração do Plano, reafirmando o compromisso da UPF com a comunidade passo-fundense.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 1 de novembro de 2012.