Cidade terá plano urbanístico para Grande Santa Marta e Integração

A grande Santa Marta e o Bairro Integração são consideradas áreas de expansão prioritária em função das restrições existentes em outros pontos da cidade como a grande quantidade de mananciais hídricos, área de atividade industrial e área com restrições ambientais. Sendo assim, os setores 8 e 9 são os que tem melhores condições para o crescimento da cidade, com grandes vazios urbanos e baixa densidade populacional, porém, carentes de infraestrutura. O trabalho da empresa, conforme o prefeito Airton Dipp, será de identificar as necessidades destas áreas e projetar a ocupação destes espaços pelos próximos 30 anos. “ Esta é uma forma responsável de organizar o crescimento de uma cidade e será um gatilho para a obtenção de novos financiamentos externos para melhorar a vida dos cidadãos passo-fundenses”, garantiu, lembrando ainda que o estudo vai demonstrar, inclusive o que poderá acontecer nos próximos anos se a ocupação destas regiões continuar sendo feita de forma desordenada.
Um dos temas que já está sendo apontado como ponto importante de análise, é como integrar estes bairros ao resto da cidade em relação ao acesso e deslocamento dos cidadãos, já que rodovias cortam a ligação dos bairros com a região central. O plano urbanístico vai apontar quais equipamentos urbanos são necessários para atender a comunidade nestas regiões pelos próximos 30 anos, de forma escalonada. Serão apontadas as prioridades máximas e será estabelecido um cronograma para a realização das obras, que será pactuado com a comunidade. A partir desta quinta-feira os representantes da empresa começam a ouvir a comunidade, que vai relatar suas principais necessidades, e desta forma, contribuir no estudo que será finalizado até o mês de julho.
Conforme apresentado pela empresa, até o final do mês de março será feito o diagnóstico geral dos setores 8 e 9. Em seguida, será elaborada a proposta urbanística de desenvolvimento e será feita a escolha de alternativas de projetos. Esta etapa deverá encerrar no mês de maio.
A terceira etapa do trabalho será para a elaboração do plano urbanístico local e a pactuação das intervenções prioritárias, com o ápice previsto para o mês de agosto, na realização de uma audiência pública para apresentação do trabalho à comunidade em geral.
Uma comissão foi nomeada pelo prefeito Dipp para acompanhar o trabalho da Vertrag. Fazem parte do grupo representantes das secretarias de Obras, Planejamento, Segurança e Meio Ambiente. Também vão fiscalizar o trabalho representantes da UPF e da Imed, Associação de Engenheiros e Arquitetos e líderes comunitários das regiões atingidas.
O prefeito Dipp destacou ainda que 30% da verba do financiamento do BID será destinada para a elaboração de projetos e que estão previstos R$ 3,5 milhões de reais para as obras prioritárias que serão apontadas no diagnóstico feito pela empresa nos setores 8 e 9.
A empresa Vertrag.
A empresa vencedora da licitação para elaborar o plano urbanístico dos setores 8 e 9, Vertrag Arquitetura e Urbanismo, tem sede um Curitiba e experiência de mais de 18 anos na elaboração de planos diretores, projetos de regularização fundiária e planos urbanísticos em geral.
A equipe que irá trabalhar em Passo Fundo é composta por uma socióloga, arquitetos, um geólogo e um economista.
Nesta quinta-feira acontece a primeira leitura comunitária, que será um encontro com os moradores, no salão comunitário do bairro Jerônimo Coelho, as 19h.